Alemanha FC
·25 de outubro de 2025
Grabara brilha e o Wolfsburg volta a vencer na Bundesliga

In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·25 de outubro de 2025

Por Guilherme Costa
Ontem eu escrevi (e você pode conferir aqui) sobre como o Hamburgo enfrentaria um adversário acessível para conquistar outra vitória em seu retorno à Bundesliga. O Wolfsburg vinha de quatro derrotas seguidas e não vencia desde a primeira rodada, ou seja, a seis rodadas. Mas como o futebol gosta do imprevisível, os Lobos retornaram a vencer, em uma tarde (alemã) inspirada do goleiro Kamil Grabara.
Antes do goleiro polonês brilhar, os visitantes abriram o placar com o atacante Adam Daghim, aos 15 minutos de jogo, que aproveitou o passe de Christian Eriksen para acertar um belo chute contra o gol de Heuer Fernandes. Após o gol do Wolfsburg, o Hamburgo passou a pressionar o gol adversário com veemência.
E foi aí que começou o show do Grabara!
No final da primeira etapa, aos 43 minutos, Lokonga sofreu uma falta dentro da área. Königsdörffer foi o responsável pela cobrança de pênalti, que foi defendida por Grabara. Ainda no primeiro tempo, o destaque do jogo defendeu um bom chute de fora da área do atacante Rayan Philippe, cujo rebote foi mal aproveitado por Lokonga.
Como a sorte acompanha os grandes, logo no início do segundo tempo — em cobrança de falta na lateral do campo — Muheim acertou a trave do goleiro do Wolfsburg, com Lokonga desperdiçando novamente a chance de igualar o placar no rebote. Em outro "embate" entre Muheim e Grabara, o meia do Hamburgo quase marcou o seu primeiro gol na temporada, num chute que passou rente a trave do gol adversário. Passado os "quase gols" de Muheim, Grabara voltou a entrar em ação quando Philippe desviou um forte chute do português Fábio Vieira, e o goleiro impediu o gol dos donos da casa com uma grande defesa com os pés. Talvez a defesa da rodada.
Após o jogo, o capitão Maximilian Arnold elogiou — merecidamente — Kamil Grabara e não de citar que a sorte foi um fator responsável pelo 1 a 0:
"A sensação é indescritível quando você sabe que 90 minutos de trabalho duro valeram a pena. Podemos, sem dúvida, agradecer a Kamil Grabara por nos salvar. E tivemos os deuses do futebol do nosso lado."
Da mesma forma como terminou o confronto do sábado passado, contra o RB Leipzig, o Hamburgo fez uma grande partida que não foi traduzida em gols. E é claro que tal desempenho tem de ser celebrado, mas é preciso ligar o sinal de alerta para que esse não seja o resumo das próximas partidas da equipe recém promovida à Bundesliga.
Para o Wolfsburg, segurar os incríveis 22 chutes ao gol do adversário foi tão importante quanto os 3 pontos conquistados nesta manhã de sábado (no horário de Brasília), para levantar o moral da equipe e do pressionado técnico Paul Simonis. O resultado de hoje, que foi o primeiro em que os Lobos não sofreram um gol, deixou o time na décima segunda colocação, com 8 pontos.
As duas equipes voltam ao campo na próxima terça-feira (28), nos seus compromissos pela segunda rodada da Copa da Alemanha: o Hamburgo visita o Heidenheim, enquanto o Wolfsburg recebe o Holstein Kiel.









































