Grafite aponta mudança que levou Arrascaeta a ano artilheiro | OneFootball

Grafite aponta mudança que levou Arrascaeta a ano artilheiro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·30 de setembro de 2025

Grafite aponta mudança que levou Arrascaeta a ano artilheiro

Imagem do artigo:Grafite aponta mudança que levou Arrascaeta a ano artilheiro

Com o gol diante o Corinthians no último domingo (28), Arrascaeta consolidou sua temporada mais artilheira da carreira. O jogador chegou aos 19 gols pelo Flamengo na temporada, superando sua maior marca, em 2019. O ex-atacante Grafite, histórico artilheiro do futebol brasileiro no começo do século, analisou o motivo do camisa 10 do Mengão estar vivendo esse momento.

Para Grafite, um dos maiores motivos é a "falta" de um homem gol no Flamengo. O ex-jogador cita como o time tinha Gabigol e até Pedro em outros momentos. Sem Gabriel e P9 alternando entre titularidade e reserva, Arrascaeta ganhou mais "responsabilidades".


Vídeos OneFootball


"O fato de não ter o Pedro jogando com frequência, de não ter mais aquele camisa 9, fazedor de gols, que entrega 20, 25 gols, 30 gols na temporada, faz com que o Arrascaeta tenha essa responsabilidade de finalizar mais. Ele pisa mais dentro da área, finaliza dentro da área", analisa Grafite.

Dada a "necessidade" de se mostrar ao ataque, mais oportunidades passaram a surgir para Arrascaeta. Dessa forma, o uruguaio se tornou o homem gol do Flamengo. No início do ano, Juninho chegou a ser contratado para ser esse nome, porém, não atendeu as expectativas.

"Nos anos anteriores o Flamengo tinha um homem gol, né? Ele tinha o Gabigol, ele tinha o Pedro em alguns anos, então o Arrascaeta não tinha tanta necessidade de se mostrar ao ataque. Talvez ele não teria tantas oportunidades como ele tá tendo. Acho que por isso deve ser o ano mais artilheiro dele.", diz

Arrascaeta se beneficia com nova função pelo Flamengo

No papel, Arrascaeta segue sendo o meia do time, centralizado, como um 10. Porém, taticamente o uruguaio se porta como um "falso nove". Mais próximo da área, Grafite exalta as qualidades do camisa 10 que permitem que ele brilhe nessa nova função, sendo beneficiado.

"Hoje ele joga num pouco mais avançado, mais próximo da área também, isso beneficia ele, até por conta da condição física dele, da condição atlética. Não é um jogador muito do contato, não é um jogador de muita força física, é um jogador de toque de bola, de passe, de classe", exalta Grafite.

Arrascaeta é o artilheiro do Flamengo no Brasileirão e o melhor jogador da competição até aqui. O camisa 10 balançou as redes 14 vezes, além de já ter distribuído 10 assistências, líder no quesito de maneira disparada. No 'Sofascore', sua nota média no campeonato é de 7.84.

Saiba mais sobre o veículo