oGol.com.br
·01 de fevereiro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·01 de fevereiro de 2025
O Grêmio atropelou o São Luiz para seguir liderando o Grupo A do Gauchão, hegemônico. O clube tricolor recebeu o São Luiz e começou a todo vapor, inclusive com gol anulado. No fim da primeira etapa, os comandados de Quinteros estufaram três vezes e, depois do intervalo, o ritmo seguiu: mais dois gols e goleada confirmada por 5 a 0, com gols apenas dos gringos gremistas
Com dez pontos em quatro jogos, o Grêmio abre oito pontos de vantagem ao vice-líder, o Guarany, que soma dois pontos em três jogos, um a menos que o Tricolor. O São José é o terceiro colocado com a mesma quantidade de pontos.
O Grêmio partiu para cima do São Luiz. Depois de perder boa chance em cabeceio no segundo minuto de jogo, Braithwaite se redimiu logo dois minutos depois. Villasanti recuperou a bola dentro da área adversária e a bola ficou com o dinamarquês, que cortou o marcador para a direita e encheu o pé cruzado, no fundo das redes. Porém, após longa revisão no VAR, o árbitro assinalou posição irregular de Villasanti.
O Tricolor sentiu o gol anulado e o ritmo abaixou nos minutos seguintes, com menos presença ofensiva e, consequentemente, menos chances. Quem se beneficiou foi o adversário alvirrubro, que teve duas chances de inaugurar o marcador, sem muito perigo.
Mas isso rapidamente se resolveu, quando Cristaldo iniciou a contagem pelos comandados de Gustavo Quinteros. Aos 23, Villasanti ligou Braithwaite na entrada da área pela direita e o dinamarquês rapidamente deixou com Cristaldo na área. O camisa 10 pouco precisou fazer além de tocar na saída do goleiro e correr para o abraço.
Com 37 minutos, os donos de casa comprovaram a superioridade e ampliaram a vantagem, mais uma vez com o seu camisa 10. Em troca de passes rápidos, Villasanti acionou Pavón dentro da área e o argentino deixou com Cristaldo pela direita. O argentino cortou o marcador e encheu o pé cruzado.
Cinco minutos depois, o terceiro saiu do papel. Cristaldo foi lançado por cima dentro da área, ajeitou para a direita e, na saída do goleiro, deu toque de cavadinha. A bola bateu no travessão e sobrou na pequena área para Aravena completar de perna direita. 3 a 0.
Com ritmo mais baixo, o Grêmio tirou o pé do acelerador e adotou postura mais relaxada dentro de campo. O São Luiz até tentou ir ao ataque, mas raramente conseguia chegar perto do gol.
Com 17 minutos, o Tricolor ofereceu perigo pela primeira vez na etapa complementar. Depois de cobrança de falta pela direita, a bola sobrou viva na área para Aravena, que arriscou como conseguiu ao gol. Jemerson, no meio do caminho, tentou o desvio para o gol, mas errou o alvo.
Nove minutos mais tarde, a equipe alvirrubra assustou os gremistas, mas não conseguiu descontar. Muriel recebeu em profundidade na ponta direita e cruzou a bola na pequena área, onde Henrique Ávila, na frente de Jemerson, chegou para finalizar, mas chutou por cima do travessão.
Para definitivamente cravar a goleada, o Grêmio marcou duas vezes ao fim da segunda etapa. Aos 34, Edenilson cruzou rasteiro pela ponta direita, Aravena apareceu na segunda trave para bater rasteiro e parou na defesa de Gianezi. A sobra, porém, ficou para Monsalve, que completou sem problemas e anotou o quarto.
O último, para fechar o caixão, veio o quinto, com 45 minutos. Em contra-ataque, Braithwaite recebeu bom passe entre os zagueiros pela direita, avançou sem grandes dificuldades, invadiu a área e bateu forte no alto, sem chances para o goleiro adversário.