Grêmio FBPA
·10 de abril de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGrêmio FBPA
·10 de abril de 2024
O Grêmio segue com campanha impecável na disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20. Atuando no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, o Grêmio derrotou o São Paulo pelo placar de 2 a 0. O triunfo na segunda rodada manteve os 100% de aproveitamento na competição. José Guilherme e Guga anotaram os gols da vitória.
A partida começou de forma equilibrada, sem o Grêmio conseguir dar a pressão inicial por estar jogando em casa. A disputa foi intensa pela posse de bola com as equipes se alternando no volume de jogo e tentativas de transições ofensivas.
Em uma oportunidade despretensiosa, Jardiel arriscou o cruzamento da esquerda e a bola desviou em seu marcador. Ao invés de ir na área, a bola foi em direção ao gol e o goleiro paulista praticou a defesa. De forma parecida, o time adversário também teve jogada pela esquerda em tentativa de alçar na área, com desvio. O arqueiro Cássio teve que espalmar para escanteio.
Aos poucos, o time do São Paulo foi dominando as ações e levando perigo para a defesa gremista. Cássio teve que trabalhar em chute cruzado para evitar a abertura do placar, perto dos 30 minutos.
Em reposição do goleiro Cássio para o comando de ataque, aos 33 minutos, Riquelme ganhou do último defensor e foi derrubado quando ingressaria na área. Além da falta, cartão vermelho direto, deixando o Grêmio com um a mais em campo. Para melhorar a situação, na cobrança da falta, José Guilherme encheu o pé de canhota, tirando da barreira e mandando no canto esquerdo para abrir o marcador. 1 a 0!
Depois disso, o Grêmio passou a dominar a partida e empilhar oportunidades. Aos 37 minutos, Riquelme recebeu na área para concluir e o goleiro dar o rebote na área. Wesley Costa veio em velocidade para encher o pé e a bola foi na rede, pelo lado de fora. Aos 39, Igor recebeu no costado da linha defensiva e só não ampliou porque o goleiro veio abafando a conclusão.
Aos 41 minutos, Jefinho rodou a posse de bola da direita para a esquerda ofensiva. José Guilherme carregou na entrada da área para arriscar a conclusão, mas o chute foi no centro. O mesmo direcionamento aconteceu na conclusão de Zortéa, já aos 47 minutos. Ele recebeu o passe de Jefinho e bateu firme, colocado, mas sem superar o arqueiro adversário.
Para a etapa final, José Guilherme deixou a partida para a entrada de Guga. Aos nove minutos, Viery fez o lançamento do campo de defesa, deixando Jefinho livre no comando de ataque. Ele invadiu a área e fez o arremate forte, mas pegando muito embaixo da bola, mandando boa chance por sobre a meta.
Na sequência, Vini Ferraz e Alysson foram para o jogo, nos lugares de Jefinho e Riquelme, respectivamente. Por lesão, Riquelme teve que deixar o duelo para a entrada de Leandro. Em rápido contra-ataque ligado por Alysson, aos 19 minutos, Guga carregou até invadir a área. Ele poderia ter dado a assistência, mas preferiu concluir rasteiro, mas o goleiro salvou defendendo com a perna esquerda.
O Grêmio teve grande oportunidade aos 23 minutos. Guga deu bela assistência por elevação na linha da defesa para Alysson. Já dentro da área, ele percebeu a saída do goleiro para dar o toque por cobertura, mas a bola acabou indo na rede, pelo lado de fora.
Por fim, saíram Igor e Viery para as entradas de Fernandinho e João Lima. Aos 28 minutos, Alysson fez grande virada da direita para a esquerda, em diagonal. Vini Ferraz ganhou na corrida do marcador para levar ao fundo e fazer o passe para o meio da área. Guga veio no carrinho e faltou detalhe para conseguir desviar ao gol aberto. Cinco minutos depois, Alysson fez jogada individual puxando a bola da direita para o meio, invadindo a área. Na conclusão forte e alta, o arqueiro do São Paulo voou para espalmar.
O castigo quase veio, aos 34 minutos. Em jogada pelo lado direito ofensivo, a conclusão em diagonal passou tirando tinta da trave direita de Cássio. Porém, dois minutos depois, o Grêmio finalmente foi efetivo. Alysson recebeu pelo lado direito de ataque para driblar o defensor e dar o passe na entrada da área para Guga. Ele dominou e concluiu de trivela para mandar no canto direito, sem chances de defesa. 2 a 0!
A partir da maior vantagem construída, o Grêmio seguiu valorizando a posse de bola e criando chegadas perigosas, porém sem ter melhor acabamento. Aos 46 minutos, o São Paulo chegou com perigo e a conclusão da risca da pequena área foi defendida milagrosamente por Cassio em cima da linha. Grande intervenção!
Com a segunda vitória em duas partidas, o Grêmio chegou aos seis pontos, na terceira colocação da tabela pelo critério de saldo de gols. Volta a atuar em Eldorado do Sul, na próxima quarta-feira, dia 17, quando receberá o América-MG.
Fotos: Renan Jardim / Grêmio FBPA
Ao vivo