oGol.com.br
·15 de fevereiro de 2026
Grêmio e Juventude ficam no empate em ida da semifinal do Gauchão

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·15 de fevereiro de 2026

Grêmio e Juventude se enfrentaram na noite deste domingo, 15, em Porto Alegre, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. O Tricolor saiu na frente com Tetê, mas o Papo empatou em 1 a 1 com Patrick Lanza. O jogo derradeiro acontece no domingo, 22, em Caxias do Sul.
Em casa na partida de ida, o Grêmio tomou a iniciativa, enquanto o Juventude se retraiu na defesa e buscou os contragolpes. As primeira chances foram do Tricolor. Aos 5, Jandrei ganhou no alto e cabeceou para defesa de Jandrei. Já aos 9, Dodi recebeu com liberdade na intermediária, bateu firme no cantinho e o goleiro do Jú foi no cantinho para espalmar.
O Juventude conseguiu melhor ajuste defensivo e as finalizações não seguiram acontecendo com a sequência dos minutos iniciais. O Grêmio teve o controle da partida, rodou a bola de um lado para o outro, mas sem criar grandes oportunidades. Os chutes do time da casa foram em sua maioria de fora da área e sem acertar o alvo.
Os minutos seguintes foram de um cenário bastante parecido e com o Juventude protegendo bem a sua área. Aos 28, Pavón arriscou mais uma vez de fora da área e mandou a bola perto do travessão. Do outro lado, o Juventude, quando conseguiu ter a posse de bola, não fez questão de acelerar o confronto e nada de finalizar.
Quando o jogo estava morno, a rede balançou com gol do Grêmio. Aos 37, William se viu sem opções, cruzou para área e Tetê se antecipou para cabecear no cantinho e superar Jandrei. Aos 43, o Juventude teve sua primeira grande chance do jogo. Gabriel Taliari fez grande jogada, abriu na direita para Manuel, mas o atacante bateu para fora.
A volta para o segundo tempo foi de um jogo mais equilibrado, agora com o Juventude mais disposto a ter a bola e trocar passes. Mais uma vez as equipes erravam mais do que acertavam, quando um gol saiu. Aos 11, Gabriel Pinheiro achou linda enfiada na esquerda para o lateral Patryck Lanza, que invadiu a área e mesmo com pouco ângulo acertou chutaço no alto. Tudo igual.
O Grêmio foi com tudo para cima e o lateral João Pedro saiu para entrada do atacante Gabriel Mec. Apesar do susto em cruzamento de Jeffinho que desviou e quase encobriu Jandrei, o Tricolor pouco fez. O Juventude que quase marcou o segundo gol. Aos 20, Gabriel Taliari ganhou dividida na área após lançamento longo, chutou cara a cara e Weverton fez uma defesaça.
O tempo foi passando e o Grêmio voltou a ser a equipe mais ofensiva, presente no campo de ataque. Uma boa finalização aconteceu aos 26, quando Jeffinho pegou o rebote na meia-lua, emendou no alto e a bola passou perto do travessão. Já aos 33, após lambança da zaga jaconera, Enamorado avançou livre, mas chutou nas mãos de Jandrei.
A reta final ganhou emoção quando Léo Índio deixou o braço no rosto de Arthur e acabou expulso após revisão do VAR. Grêmio com um jogador a mais. Apesar de dono da bola, o Tricolor não conseguiu se impor com a vantagem numérica e o goleiro Jandrei pouco trabalhou. Empate e decisão fica para Caxias do Sul.









































