Grêmio é o time com mais atletas estrangeiros no Brasil | OneFootball

Grêmio é o time com mais atletas estrangeiros no Brasil | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·20 de agosto de 2025

Grêmio é o time com mais atletas estrangeiros no Brasil

Imagem do artigo:Grêmio é o time com mais atletas estrangeiros no Brasil

— Continua depois da publicidade —

O Grêmio lidera a lista dos clubes com mais jogadores estrangeiros na Série A e continua reforçando esse número. O próximo nome a ser oficializado é Erick Noriega, nascido no Japão e com cidadania peruana, que chegou a Porto Alegre na última terça-feira para realizar exames médicos e assinar contrato. Ele será o 12º atleta estrangeiro do elenco tricolor.


Vídeos OneFootball


Os estrangeiros estão distribuídos por todas as posições do time e representam 35% dos 34 jogadores que compõem o grupo principal. A influência deles nos resultados da equipe é evidente.

Juntos, esses atletas de fora marcaram 35 dos 59 gols do time na temporada, o que equivale a 54% do total. O destaque é o dinamarquês Braithwaite, artilheiro do ano com 15 gols. Na sequência aparece Cristian Olivera, com seis gols.

Ao todo, o grupo reúne jogadores de oito nacionalidades diferentes. Os argentinos são maioria, com três representantes: Kannemann, Cristaldo e Pavon. O elenco também conta com dois paraguaios, dois colombianos, além de um jogador peruano, um belga, um uruguaio, um chileno e um dinamarquês.

Villasanti foi o jogador estrangeiro com mais participações em 2023, entrando em campo 35 vezes, sendo titular em 32 partidas. No entanto, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo — rompimento do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco — no jogo contra o Atlético-MG, na Arena MRV, e está fora do restante da temporada. Braithwaite (32 jogos) e Cristaldo (30) completam o trio dos mais utilizados.

Dos 12 estrangeiros do elenco, cinco foram contratados neste ano. Apenas dois não chegaram durante a gestão do atual presidente, Alberto Guerra, iniciada em dezembro de 2022: Kannemann e Villasanti, que vieram na administração de Romildo Bolzan Júnior, mas tiveram seus contratos renovados pela atual diretoria.

Saiba mais sobre o veículo