Grêmio Novorizontino, Guarani e Ituano anunciam adesão à Libra | OneFootball

Grêmio Novorizontino, Guarani e Ituano anunciam adesão à Libra | OneFootball

Icon: MKT Esportivo

MKT Esportivo

·24 de maio de 2022

Grêmio Novorizontino, Guarani e Ituano anunciam adesão à Libra

Imagem do artigo:Grêmio Novorizontino, Guarani e Ituano anunciam adesão à Libra

Grêmio Novorizontino, Guarani e Ituano anunciaram que farão parte da Libra. Apesar da oficialização, os clubes destacam que “alguns detalhes precisam ser ajustados na busca por equilíbrio e equidade”.

“Grêmio Novorizontino, Guarani Futebol Clube e Ituano Futebol Clube informam que aderiram à Libra (Liga do Futebol Brasileiro). Os clubes entendem que a formação da Libra é fundamental e um grande passo para a evolução do futebol brasileiro sob todos os aspectos. As agremiações acreditam que alguns detalhes precisam ser ajustados na busca por equilíbrio e equidade, a fim de que haja uma distribuição de recursos justa. Também compreendem que tais decisões devem ser tomadas dentro da própria Libra, fruto de um trabalho em conjunto entre todos os envolvidos”, destacou uma carta divulgada pelo trio.


Vídeos OneFootball


Recentemente, foi criada uma comissão para negociar termos de adesão à nova liga. Estão nessa comissão os presidentes de América-MG (Alencar da Silveira Junior), Atlético-MG (Sérgio Coelho), Fluminense (Mário Bittencourt), Fortaleza (Marcelo Paz) e Internacional (Alessandro Barcellos), além do mandatário da Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), Francisco José Battistotti, que representa as equipes da Série B.

Neste momento, conforme o MKTEsportivo destacou, os clubes que ainda não assinaram com a liga brasileira esperam uma mudança no estatuto que envolve, principalmente, a divisão igualitária de receitas.

ponto central é que estes clubes não aceitam os percentuais de divisão de receitas propostos pela Libra, que segue o 40-30-30, com 40% do valor arrecadado dividido igualmente entre os times; 30% de acordo com a performance no campeonato; e os 30% restantes envolvem critérios de média de público nos estádios, base de assinantes no streaming, seguidores nas redes sociais, audiência na TV aberta e tamanho da torcida. Eles priorizam o modelo 50-25-25, com 50% fixos dividido entre todos, 25% por performance no campeonato e 25% por audiência. Além disso, desejam que no estatuto, o clube de maior cota ganhe no máximo 3,5 vezes mais do que o time de menor.

Este grupo negociará com a Libra, que conta com a adesão de Botafogo, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Ponte Preta, Vasco, Grêmio Novorizontino, Guarani e Ituano.

Saiba mais sobre o veículo