Gazeta Esportiva.com
·29 de outubro de 2025
Grêmio será homenageado pela CBF com o troféu da Supercopa do Brasil de 1990

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·29 de outubro de 2025

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vai reconhecer oficialmente um título histórico do Grêmio. Nesta quarta-feira, o presidente da entidade, Samir Xaud, estará na Arena do Grêmio para entregar ao presidente tricolor, Alberto Guerra, o troféu referente à Supercopa do Brasil de 1990.
Campeão da Copa do Brasil de 1989, o Grêmio enfrentou o Vasco da Gama — vencedor do Campeonato Brasileiro daquele mesmo ano — na primeira edição da Supercopa do Brasil.
Por falta de datas no calendário, a CBF e os clubes decidiram que os confrontos entre as duas equipes pela fase de grupos da Libertadores de 1990 também serviriam para definir o campeão do torneio nacional. Naquela ocasião, Grêmio e Vasco estavam na mesma chave da competição continental, e o Tricolor acabou levando a melhor.
O troféu que será entregue agora é uma réplica fiel do que foi concedido ao Corinthians na edição seguinte, de 1991 — mesma época em que o escudo da CBF ainda ostentava apenas três estrelas, alusivas aos títulos mundiais da Seleção Brasileira.
A entidade já havia feito uma ação semelhante em agosto, quando entregou aos ex-jogadores do Coritiba as medalhas pelo título do Campeonato Brasileiro de 1985.
Veja também: Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
No duelo de ida, o Grêmio venceu por 2 a 0 no Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre (RS), com gols de Nilson e Darci. A partida de volta foi disputada em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), e terminou com um empate sem gols.









































