MundoBola
·06 de fevereiro de 2026
Grêmio vence concorrência e acerta com promessa que estava na Ponte Preta

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·06 de fevereiro de 2026

O Grêmio acertou a contratação do meio-campista Alex Lira, de apenas 15 anos, que estava se destacando nas categorias de base da Ponte Preta. O jogador, que já está em Porto Alegre, assinou seu primeiro contrato de formação com a equipe gaúcha.
Cada vez mais as equipes brasileiras se movimentam para contratar jogadores que se destacam em categorias de base. Jogadores entre 12 e 15 anos vem sendo monitorados de perto.
No caso de Alex Lira, há relatos de times como Palmeiras e o Bahia, impulsionado pelo Grupo City, observando o jogador.
O Grêmio, mesmo com aporte financeiro menor que esses adversários, levou vantagem por ter chegado primeiro para conversar com a família de Alex Lira.
Questões como a estrutura que o Grêmio proporciona para a base, bem como o histórico de formação de jogadores do Tricolor Gaúcho, pesaram para a decisão do jogador em fechar contrato com o Grêmio.
Com somente 15 anos, Alex Lira ainda não pode assinar um contrato profissional. Neste primeiro momento, o atleta acertou um contrato de formação com a equipe gaúcha.
Quando completar 16 anos, Alex poderá assinar um contrato profissional com vínculo mais reduzido. Aos 18 anos, será permitido um acordo com maior duração.








































