Guardiola fica mais perto de assumir seleção tetracampeã mundial | OneFootball

Guardiola fica mais perto de assumir seleção tetracampeã mundial | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·22 de julho de 2026

Guardiola fica mais perto de assumir seleção tetracampeã mundial

Imagem do artigo:Guardiola fica mais perto de assumir seleção tetracampeã mundial

Pep Guardiola pode estar prestes a iniciar sua primeira experiência no comando de uma seleção. Nesta quarta-feira (22), o presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Giovanni Malagò, confirmou que a entidade mantém negociações com o treinador espanhol para assumir a Azzurra e admitiu que está disposta a fazer concessões financeiras para concretizar o acordo.

As conversas estão sendo conduzidas pelo diretor de seleções, Paolo Maldini, e pelo consultor Leonardo, que apresentaram a Guardiola um projeto de reestruturação do futebol italiano. O treinador, que deixou o Manchester City após dez temporadas, é tratado como o principal sonho da federação para recolocar a tetracampeã mundial entre as principais potências do futebol internacional.


Vídeos OneFootball


Em entrevista ao canal Cronache Di Spogliatoio, no YouTube, Malagò reconheceu que a contratação exige um investimento acima do habitual, mas destacou que a FIGC está preparada para flexibilizar seu planejamento caso isso seja necessário.

“Foram feitas concessões que, por exemplo, podem se referir ao nome que está tão dominante no momento: Pep Guardiola. Concessões por razões óbvias que não vou mencionar aqui, mas não é certo que o acordo se concretize”, afirmou o presidente da federação.

Apesar do otimismo, Malagò fez questão de destacar que ainda não há um acerto definitivo. O dirigente afirmou que a entidade mantém conversas com outros treinadores para evitar que a seleção fique sem opções caso Guardiola opte por manter o período sabático.

Andrea Pirlo e Roberto Mancini aparecem entre os candidatos ao cargo, embora o presidente tenha revelado que outros profissionais também estão sendo analisados.

“Acredito que tenha sido importante abrir um diálogo com Guardiola e mantê-lo aquecido. Não é uma falta de respeito com outros nomes, porque com eles a conversa já começou. Depois, pode-se optar por alguém que talvez pertença a uma escola mais recente. A questão é muito subjetiva”, completou.

A busca por um treinador de renome acontece em meio à maior crise da história recente da seleção italiana. Campeã do mundo em quatro oportunidades, a Azzurra ficou fora das Copas do Mundo de 2018, 2022 e 2026, aumentando a pressão por mudanças profundas na estrutura da federação. A última eliminação ocorreu após a derrota nos pênaltis para a Bósnia na repescagem das Eliminatórias.

Livre no mercado desde o fim de sua passagem pelo Manchester City, Guardiola já declarou publicamente que pretendia tirar um período de descanso. No entanto, a abertura para conversar com os dirigentes italianos alimentou as expectativas de que o espanhol possa antecipar seu retorno ao futebol.

Além do currículo repleto de títulos por Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, Guardiola também possui forte ligação com a Itália. Como jogador, o espanhol defendeu Brescia e Roma entre 2001 e 2003, experiência que fortaleceu sua relação com o futebol italiano.

Caso as negociações avancem, Guardiola assumirá pela primeira vez uma seleção nacional e terá como principal missão recolocar a Itália em uma Copa do Mundo e devolver o protagonismo à tetracampeã mundial após mais de uma década de frustrações.

Saiba mais sobre o veículo