Jogada10
·18 de novembro de 2025
Guatemala x Suriname: onde assistir, escalações e arbitragem

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·18 de novembro de 2025

O Grupo A das Eliminatórias da Concacaf tem, nesta terça-feira, 18/11, às 22h (de Brasília), a sua última rodada. E duas seleções estão na briga pela vaga direta à Copa do Mundo: Suriname e El Salvador. Ambos estão com 9 pontos, e há pontos favoráveis e desfavoráveis para essas seleções. Os surinameses estão em primeiro, pois o seu saldo é de cinco gols. Mas terão de jogar fora de casa com a Guatemala, rival que não venceu no turno — 1 a 1. Já El Salvador, com saldo de dois gols, enfrenta o lanterna Belize em casa e, no turno, em San Salvador, venceu por 1 a 0. Na teoria, tem o jogo mais fácil.
O Suriname vem de vitória por 4 a 0 sobre El Salvador na rodada passada e sabe que tem de vencer, pois nada indica que os panamenhos não vão bater os salvadorenhos. Assim, o jogo no Estádio Manuel Carrera, o “El Trébol”, na Cidade da Guatemala, deve ser dramático para os visitantes.
Vale citar que o Suriname fica na América do Sul, mas que, por motivos logísticos, históricos e culturais, é bem mais ligado às seleções da Concacaf e não da Conmebol. Por isso joga a eliminatória da América do Norte, Central e Caribe. A Guatemala, com cinco pontos, perdeu a chance de ao menos tentar uma vaga na repescagem ao perder na rodada passada por 3 2 para os panamenhos.

Guatemala busca vencer para se despedir com dignidade das Elimnatórias da Concacaf. Foto: Divulgação FFG
A Concacaf já tem três classificados para a Copa, que são os países-sede da próxima competição: Canadá, Estados Unidos e México. Nas Eliminatórias, há três vagas diretas, para os campeões de cada um dos três grupos. No momento, são eles: Suriname (Grupo A, 9 pontos); Curaçao (Grupo B, 11 pontos); e Honduras (Grupo C, 8 pontos).
Os dois melhores segundos colocados vão para a repescagem intercontinental, que ocorrerá em março. No momento, estas são as classificações: Jamaica (10 pontos, Grupo B); Panamá (9 pontos, Grupo A); e Haiti (8 pontos, Grupo C — terceiro segundo, mas apenas dois avançam). Ou seja, se o Panamá vencer El Salvador, na pior das hipóteses, fica com uma das duas vagas na repescagem.
O Canal Goat transmite a partir das 22h (de Brasília).
O treinador Fernando Tenam disse que, apesar de não ter mais chance de classificação — isso depois de uma derrota em casa para o Panamá na rodada passada —, o torcedor pode esperar muita luta e garra de seu time, que terá a base repetida.
“Temos que entrar em campo e vencer a partida. Faremos poucas mudanças na escalação e espero dar uma alegria ao nosso torcedor. Estou, assim como ele, decepcionado. Foi muito dolorosa a nossa derrota para o Panamá, que nos eliminou.”
Há apenas uma dúvida: Muñoz, que entrou e marcou na derrota para o Panamá, pode ganhar uma vaga no meio de campo.
O técnico Stanley Menzo não tem problemas para escalar sua força máxima. Inclusive, o zagueiro e capitão Saquille Piñas está apto para a partida. Motivação não falta, embora todos saibam que o jogo será duríssimo, pois o rival é qualificado e está “mordido” pela eliminação na rodada passada.
“Estamos a um jogo de uma classificação imediata para a Copa do Mundo. Se o Suriname se classificar para a Copa do Mundo, isso significa que mais de 99% do nosso plano estratégico para 2026 foi alcançado.”
Vale lembrar que pessoas nascidas no Suriname podem jogar pela Holanda. O Suriname é independente da Holanda desde 1975, mas nascidos depois desta data podem optar pela cidadania holandesa como filhos ou netos de holandeses. Vários astros holandeses, como Seedorf, Hasselbaink e Aron Winter, são naturais do Suriname. Isso significa que a seleção local normalmente é formada a partir de jogadores de segunda linha.
6ª (última ) rodada do Grupo A da Eliminatórias da Concacaf Data e horário: 18/11/2025, às 22h (de Brasília) Local: Manuel Carrera, “El Trébol”, Cidade da Guatemala (GUA) GUATEMALA: Nicolas Hagen; José Pinto, Aaron Herrera e José Ardon; Jonathan Franco, Robles, José Rosales, Morales (Muñoz), Santis e López; Rubin. Técnico: Fernando Tena SURINAME: Vaeseen; Abena, Shaquille Pinas e Balker; Anderson, Boetius, Paal, Klas; Becker, Margret e Chery. Técnico: Stanley Menzo ÁRBITRO: Juan Calderon (CRC) AUXILIARES: Juan Mora e William Arrieta (CRC) VAR: Benjamin Pineda (CRC)









































