Stats Perform
·13 de junho de 2018
In partnership with
Yahoo sportsStats Perform
·13 de junho de 2018
Poucos se interessaram pelo grupo A quando o sorteio foi realizado. É considerado o grupo mais fraco tecnicamente dessa Copa do Mundo. Ele conta com a Rússia, Uruguai, Egito e Arábia Saudita.
A classificação de Uruguai e Rússia era dada quase como certa. Porém, um certo jogador começou a ganhar protagonismo na Europa recentemente e pode deixar a disputa mais equilibrada e promover algumas surpresas. Falamos de Mohamed Salah, que liderará a seleção egípcia a uma disputa para classificação.
Participações anteriores: 11
Melhor resultado: 4º lugar (1966)
Última participação: 2014 (fase de grupos)
A Rússia se garantiu na Copa automaticamente. Isto é, como é o país-sede do evento, tem direito a uma vaga direta. Todavia, é uma seleção fraca. Desacreditada pelo próprio povo russo e pela imprensa local, poucos apostam que o selecionado nacional poderá sequer lograr uma vaga nas oitavas de final.
Além de tudo, seu principal atacante Aleksandr Kokorin se lesionou jogando pelo Zenit e é desfalque no Mundial. A seleção agora conta com o experiente goleiro Igor Akinfeev, que mesmo tendo protagonizado o grande "frango" da Copa passada, é o principal atleta dessa geração russa.
O time comandado por Stanislav Cherchesov tem uma mentalidade bastante defensiva e joga prioritariamente no contra-ataque. Com uma linha de três zagueiros, os dois alas devem jogar recuados fazendo um 5-4-1.
Participações anteriores: 2
Melhor resultado: Fase de grupos
Última participação: 1990
O Egito talvez seja uma das maiores surpresas dessa edição da Copa do Mundo. No passado tiveram um status importante dentro do continente africano e são os maiores campeões da Copa Africana de Nações, com sete conquistas. A seleção parece estar vivendo bons tempos e tem ninguém menos do que Mohamed Salah como principal goleador e estrela da companhia.
Os Faraós foram líderes do grupo E das eliminatórias. Jogaram contra Gana, Uganda e Congo. No total, conseguiram 13 pontos, marcando 8 gols e sofrendo 4. Surpreenderam ao deixar a tradicional seleção ganesa com o segundo lugar e fora da Copa.
O elenco da seleção egípcia é pouco conhecido no mundo, com raras exceções. Jogando no tradicional 4-2-3-1, os africanos contam com jogadores de Premier League como Mohamed Salah, Hegazy e Ramadan Sobhi.
Participações anteriores: 4
Melhor resultado: oitavas de final (1994)
Última participação: 2006 (fase de grupos)
Uma das grandes surpresas dessa edição da Copa foi a classificação da Arábia Saudita. A seleção já fez bonito em 1994 e chegou nas oitavas de final, mas foi seu melhor resultado.
A Arábia Saudita se classificou para a Copa do Mundo ao terminar em segundo lugar no Grupo B de qualificação da AFC, superando a Austrália por causa do saldo de gols. O resultado foi uma final emocionante, com a Arábia Saudita conquistando uma vitória por 1 x 0 sobre o Japão em sua última partida para finalmente garantir sua vaga na Rússia. Tendo feito muitos amistosos, a equipe árabe quer surpreender na Copa com um time sólido.
Com uma formação considerada "moderna", o selecionado da Arábia Saudita vem no 4-1-4-1 e tem, em Al-Sahlawi, sua principal esperança de gols.
Participações anteriores: 12
Melhor resultado: campeão (1930 e 1950)
Última participação: 2014 (eliminada nas oitavas)
Dentre o seleto grupo dos campeões mundiais, deve-se destacar o Uruguai. Bicampeão do torneio futebolístico mais importante do mundo, a seleção Celeste é a grande favorita do Grupo A.
Os uruguaios terminaram a eliminatória para a Copa em segundo lugar (atrás apenas do Brasil). Dos 18 jogos, foram 9 vitórias, 4 empates e 5 derrotas.
O grande maestro Óscar Tabárez deve alinhar seu time em um 4-4-2 clássico, deixando Suárez e Cavani na frente. Pode alterar para o 4-3-1-2, com a entrada de De Arrascaeta.