oGol.com.br
·15 de abril de 2025
Guirassy supera Lewa e Haaland pelo Dortmund e entra em seleto grupo na Champions

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·15 de abril de 2025
O Borussia Dortmund sonhou com uma classificação histórica e foi impulsionada por uma atuação de gala de Guirassy. O time alemão esbarrou na larga desvantagem sofrida no jogo de ida e se despediu da Liga dos Campeões, mas o artilheiro guineense conseguiu alcançar novos feitos.
Com os três gols marcados na vitória dos Aurinegros sobre o Barcelona, Guirassy chegou aos 13 gols nesta edição da Champions League e ultrapassou Raphinha, se tornando o artilheiro isolado da competição.
Embora o centroavante guineense ainda possa ser superado pelos rivais na corrida pela artilharia desta temporada, Guirassy já atingiu um feito que não poderá ser alcançado. O camisa 9 superou Robert Lewandowski e Erling Haaland e se tornou o maior artilheiro do Borussia Dortmund em uma edição de Champions. O polonês e o norueguês eram os antigos dono da maior marca, com dez gols em uma edição, seguido por Koller, com oito.
Os gols marcados na sua segunda participação em Liga dos Campeões também qualificaram Guirassy para uma lista estrelada de artilheiros que superaram a barreira dos 12 gols em uma única edição. O centroavante do Dortmund se juntou a Puskas, Altafini, van Nistelrooy, Messi, Mario Gómez Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Benzema, Haaland e Raphinha.
Embora a eliminação nas quartas de final, Guirassy também carimbou o Barcelona com a sua eficiência e figurou ao lado de Juary e Mbappé como os únicos a marcarem um hat-trick no clube espanhol nos mata-matas da Champions.