Gustavo Henrique sobe no ranking de zagueiros artilheiros do Corinthians no século | OneFootball

Gustavo Henrique sobe no ranking de zagueiros artilheiros do Corinthians no século | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·18 de agosto de 2026

Gustavo Henrique sobe no ranking de zagueiros artilheiros do Corinthians no século

Imagem do artigo:Gustavo Henrique sobe no ranking de zagueiros artilheiros do Corinthians no século
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

Gustavo Henrique voltou a marcar pelo Corinthians no último domingo (16), mas o gol não foi suficiente para evitar a derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, na Neo Química Arena. O tento teve importância individual para o defensor, que chegou aos 12 gols pelo clube e alcançou uma posição de destaque entre os zagueiros que mais balançaram as redes pelo Timão neste século.

Com a marca, o camisa 13 deixou Anderson Cléber para trás e passou a ocupar a quarta colocação do ranking, ao lado de Danilo Avelar e Fábio Luciano, que também somam 12 gols pelo Corinthians. À frente do trio aparecem Balbuena, com 15 gols, e Gil, que marcou 19 vezes durante sua passagem pelo clube. O líder absoluto da lista é Chicão. O ex-zagueiro balançou as redes em 42 oportunidades com a camisa alvinegra.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Gustavo Henrique sobe no ranking de zagueiros artilheiros do Corinthians no século

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O bom desempenho ofensivo de Gustavo Henrique também chama atenção na atual temporada. Em 2026, o defensor já marcou seis gols pelo Corinthians. A primeira vez que balançou as redes neste ano aconteceu logo na estreia da temporada. Gustavo Henrique marcou um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta, pelo Campeonato Paulista.

Na sequência, o zagueiro viveu uma sequência positiva na Libertadores. Ele marcou em três partidas consecutivas da competição, sendo duas vezes contra o Independiente Santa Fe e uma diante do Peñarol. Em agosto, Gustavo Henrique voltou a aparecer no ataque em duas oportunidades importantes. Além do gol marcado contra o Cruzeiro, o defensor abriu o placar no duelo diante do Internacional, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, o Corinthians venceu por 2 a 1, mas o resultado não foi suficiente para garantir a classificação. Com a derrota no primeiro confronto, o Timão acabou eliminado pelo placar agregado.

Contratado pelo Corinthians em 2024, Gustavo Henrique já disputou 112 partidas pelo clube. O número o coloca na décima posição entre os zagueiros que mais vezes defenderam a equipe alvinegra neste século. A tendência é que o defensor suba ainda mais nessa lista até o fim da temporada. Caso mantenha a atual frequência de jogos, Gustavo Henrique poderá superar Felipe, que soma 116 partidas, e Bruno Méndez, com 119.

Agora, o zagueiro volta suas atenções para o principal compromisso da semana. O Corinthians encara o Rosario Central, da Argentina, nesta quinta-feira, pelo segundo jogo das oitavas de final da Libertadores. A partida será disputada às 21h30, na Neo Química Arena. Como o primeiro encontro terminou empatado, quem vencer no tempo regulamentar garante uma vaga nas quartas de final. Se houver nova igualdade, a classificação será decidida nos pênaltis.

Artilharia dos zagueiros do Corinthians no século XXI

1º – Chicão: 42 gols em 247 jogos.

2º – Gil: 19 gols em 444 jogos.

3º – Balbuena: 15 gols em 167 jogos.

4º – Danilo Avelar: 12 gols em 110 jogos.

4º – Fábio Luciano: 12 gols em 111 jogos.

4º – Gustavo Henrique: 12 gols em 112 jogos.

7º – Anderson Cléber: 11 gols em 200 jogos.

8º – Paulo André: 10 gols em 153 jogos.

9º – Cacá: 8 gols em 72 jogos.

9º – Felipe: 8 gols em 116 jogos.

Saiba mais sobre o veículo