Fala Galo
·23 de setembro de 2025
Há 33 anos, Atlético conquistava a sua primeira Copa Conmebol

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·23 de setembro de 2025
Por: Angel Baldo Foto: Reprodução
Há 33 anos, vencia o Olimpia-PAR e conquistava a primeira edição da Copa Conmebol, precusora da Copa Conmebol Sul-Americana. O Maior de Minas fez uma competição impecável e superou equipes como Fluminense, Atlético Junior de Barranquilla-COL e El Nacional-EQU, além, claro, do próprio Olimpia.
A CAMPANHA
O Galo estreou contra o Fluminense pelas oitavas de final no Rio de Janeiro. A equipe comandada por Procópio Cardozo foi derrotada por 2 a 1. Na volta, o Galo não tomou conhecimento dos cariocas e aplicaram um humilhante 5 a 1.
Nas quartas de final, o adversário foi o tradicional Junior de Barrnaquilla, da Colômbia. Na ida, em solo adversário, um empate por 2 a 2. Na volta, o alvinegro passou o trator e venceu sem dificuldades por 3 a 0.
Na semifinal, o Galo encarou o temido El Nacional, na altitude de Quito, onde acabou perdendo por 1 a 0. Na volta, no Mineirão, vitória por 2 a 0 e vaga garantida na decisão da competição.
O adversário da decisão era o poderoso Olímpia, time sensação da América do Sul, que vinha de duas grandes conquistas recentes commo a Copa Conmebol Libertadores em 1990 e a Recopa Sul-Americana em 1991. No primeiro duelo, o Galo venceu no Mineirão com dois gols de Negrini, já na partida de volta, disputada em Assunção, o Atlético segurou a pressão adversária, perdeu por 1 a 0 e conquistou a inédita taça.
COMO O GALO SE CLASSIFICOU?
Diferente dos dias atuais, conseguir uma classificação para um torneio Sul-Americano nos anos 90 não era tão fácil. O Galo chegou a competição após terminar em 3º lugar no Campeonato Brasileiro de 1991.
FICHAS TÉCNICAS DOS DOIS JOGOS DA FINAL
ATLÉTICO 2 x 0 OLIMPIA (PAR) Motivo: Copa Conmebol – 1º jogo da final Data: 16/09/1992 Estádio: Mineirão Cidade: Belo Horizonte (MG) Gols: Negrini (30’) e (58’) Árbitro: Hernan Silva (CHI) Público pagante: 60.116 Renda: CR$ 589.715,00
Atlético João Leite (Humberto); Alfinete, Luis Eduardo, Ryuller e Paulo Roberto Prestes; Éder Lopes, Moacir, Negrini e Aílton; Sérgio Araújo e Claudinho. Técnico: Procópio Cardozo.
Olimpia Goygochea; Caceres, Ramires, Nunez e Soarez; Adolfo Hara, Vidal Sanabria, Jorge Campos e G. González (Meza); Amarillia (Samariego) e Miguel Sanabria. Técnico: Roberto Perfumo.
OLIMPIA (PAR) 1 x 0 ATLÉTICO Motivo: Copa Conmebol – Final – Jogo de volta Data: 23/09/2017 Estádio: Manuel Ferreira, Assunção, Paraguai Gol: Cavallero (44’ – 2ºT) Árbitro: Ernesto Felippe (URU)
Atlético João Leite; Alfinete, Luís Eduardo, Ryuller e Paulo Roberto Prestes; Éder Lopes, Moacir, Negrini (André) e Aílton (Toninho Pereira); Sérgio Araújo e Claudinho. Técnico: Procópio Cardozo.
Olimpia-PAR Goygochea; Caceres, Ramires, Nunez e Soarez; Adolfo Hara, Vidal Sanabria, Jorge Campos (Cavallero), G. González, Samariego, Miguel Sanabria. Técnico: Roberto Perfumo.
APROVEITE E LEIA TAMBÉM:
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads | Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok