
Gazeta Esportiva.com
·02 de julho de 2025
Há 36 anos, São Paulo ganhava título após final contra surpresa

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·02 de julho de 2025
Há exatos 36 anos, o São Paulo comemorava a conquista do 16º Campeonato Paulista de sua história. Em 2 de julho de 1989, o Tricolor bateu o São José na final do Estadual, após um empate sem gols no Morumbi. O time do interior do estado foi a grande surpresa da competição, terminando a primeira fase à frente do futuro campeão, assim como de Santos e Corinthians.
No primeiro confronto entre as equipes, o São Paulo levou a melhor e venceu por 1 a 0. Jogando no Morumbi, a equipe comandada por Carlos Alberto Silva garantiu a vitória com um gol marcado apenas no segundo tempo. Após cruzamento rasteiro pela direita, o zagueiro André Luis, do São José, mandou contra sua própria meta.
Raí em ação na final contra o São José (Foto: Acervo/Gazeta Press)
Já na segunda partida, também disputada no Morumbi, a equipe interiorana até pressionou, inclusive com uma bola na trave, mas não conseguiu marcar e o confronto terminou empatado sem gols. Com o resultado, o Tricolor de Raí e companhia sagrou-se campeão.
No dia 2 de julho de 1989, o São Paulo entrou com a seguinte escalação para enfrentar o São José na segunda final: Gilmar; Zé Teodoro, Adílson, Ricardo Rocha e Nelsinho; Vizolli, Bobô e Raí; Mário Tilico, Ney e Edivaldo. Benê e Bernardo entraram no segundo tempo.