Há 85 anos, São Januário foi palco do anúncio da Justiça do Trabalho por Getúlio Vargas | OneFootball

Há 85 anos, São Januário foi palco do anúncio da Justiça do Trabalho por Getúlio Vargas | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Papo na Colina

Papo na Colina

·01 de maio de 2026

Há 85 anos, São Januário foi palco do anúncio da Justiça do Trabalho por Getúlio Vargas

Imagem do artigo:Há 85 anos, São Januário foi palco do anúncio da Justiça do Trabalho por Getúlio Vargas

O Vasco da Gama tem sua história diretamente ligada a momentos marcantes do país, e um dos principais aconteceu há 85 anos. Em 1º de maio de 1941, o então presidente Getúlio Vargas utilizou a tribuna de São Januário para anunciar a instalação da Justiça do Trabalho no Brasil, durante as comemorações do Dia do Trabalho.

Naquele período, especialmente entre as décadas de 1940 e 1950, o estádio vascaíno era o principal palco das celebrações oficiais da data. Vargas frequentemente utilizava o local para anunciar medidas voltadas à legislação trabalhista e à proteção dos trabalhadores.


Vídeos OneFootball


Discurso histórico e marco trabalhista

Durante o pronunciamento em São Januário, Getúlio Vargas destacou o papel da nova instituição dentro do cenário nacional. Em seu discurso, o presidente definiu a função da Justiça do Trabalho:

“A Justiça do Trabalho, que declaro instalada neste histórico Primeiro de Maio, tem essa missão. Cumpre-lhe defender de todos os perigos a nossa modelar legislação social-trabalhista, aprimorá-la pela jurisprudência coerente e pela retidão e firmeza das sentenças”.

O anúncio consolidou um dos pilares da estrutura trabalhista brasileira, reforçando o papel do Estado na mediação de conflitos entre empregadores e trabalhadores.

No ano anterior, em 1940, a própria Colina Histórica já havia sido palco de outro marco: a criação do salário mínimo, também anunciada por Vargas durante as celebrações do Dia do Trabalho.

Imagem do artigo:Há 85 anos, São Januário foi palco do anúncio da Justiça do Trabalho por Getúlio Vargas

Getúlio Vargas em São Januário para solenidade do Dia do Trabalho em 01/05/1941 – Foto: Reprodução

Esclarecimento histórico sobre a CLT

Apesar da forte ligação entre o estádio e os avanços trabalhistas da época, há um equívoco recorrente sobre a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ao contrário do que muitas vezes é divulgado, o decreto não foi assinado em São Januário.

Em 1º de maio de 1943, Vargas não esteve no estádio. A cerimônia oficial ocorreu na Esplanada do Castelo, no centro do Rio de Janeiro, próximo ao Ministério do Trabalho. Registros de jornais da época, como Jornal do Brasil, Correio da Manhã e Diário Carioca, não indicam presença do presidente na Colina naquela data.

Parte da confusão se deve a um vídeo amplamente divulgado, que por anos foi associado a 1943, mas que na verdade corresponde a um discurso realizado em 1945, também no estádio vascaíno.

Linha do tempo e relação com São Januário

Ao longo dos anos, Getúlio Vargas participou de cinco celebrações de 1º de maio em São Januário: 1940, 1941, 1945, 1951 e 1952. Mesmo após a inauguração do Maracanã, em 1950, o estádio do Vasco continuou sendo utilizado como palco dessas solenidades.

Além do aspecto esportivo, o local se consolidou como espaço simbólico de decisões políticas e sociais relevantes para o país, reforçando a importância histórica de São Januário além do futebol.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: ThreadBlueskyTwitterFacebookInstagramYoutubeTiktok e Google News.

Saiba mais sobre o veículo