oGol.com.br
·05 de novembro de 2025
Haaland pode chegar a 350 gols mais jovem que Messi e Mbappé, e contra sua ex-equipe

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·05 de novembro de 2025

Nesta quarta-feira (5), Erling Haaland entra em campo pelo Manchester City para se reencontrar com sua ex-equipe, o Borussia Dortmund, na quarta rodada da Liga dos Campeões. O jogo pode acabar sendo ainda mais especial para o atacante norueguês, que se estiver em noite inspirada e com ajuda da "Lei do Ex", pode alcançar a marca de 350 gols na carreira.
Com 347 gols em 405 jogos, Haaland teria que fazer uma partida fora do comum no que se refere à Champions League. Não que o atacante encontre dificuldades no torneio, já que são 53 gols em 51 jogos, mas hat-tricks é raro. A única vez que fez três em uma partida pela principal competições de clubes da Europa foi justamente em sua estreia, ainda pelo Red Bull Salzburg, na goleada sobre o Genk por 6 a 2. Mas vale destacar que pelo City ele já teve um jogo com cinco gols, em 2023, contra o RB Leipzig, e em 14 partidas terminou com dois tentos marcados.
Haaland ainda é bastante jovem, tendo completado 25 anos em julho. Se conseguir os três gols nesta noite, atingirá a marca dos 350 gols com apenas 25 anos, três meses e 16 dias. Mas mesmo que demore um pouco mais - ainda mais considerando que não deve tardar mais do que uma semana, pelo histórico - o atacante ainda será mais precoce do que muitos artilheiros que são referência.
Lionel Messi chegou ao gol 350 da carreira com 25 anos e 10 meses, precisando de 474 jogos para isso. Enquanto a média de Haaland é de 0,86 gol por jogo, o argentino tinha uma média de 0,74, que não deixava de ser impressionante.
Bem próximo da discussão está outro astro da sua geração: Kylian Mbappé. O francês tinha uma média de 0,72 gol por jogo quando, depois de 485 partidas como profissional, chegou ao seu gol 350 aos 26 anos e um mês.
Outros goleadores só foram conseguiu a marca muito mais tarde: Cristiano Ronaldo tinha 28 anos e um mês (0,57 gol por jogo), Lewandowski aos 29 anos e cinco meses (0,62 gol por jogo), Suárez com 29 anos e 10 meses (0,65 gol por jogo), mesma idade que Harry Kane (0,6 gol por jogo).
Pelé, contudo, poderia olhar para Haaland como um veterano quando chegou ao gol 350 (considerando apenas partidas oficiais), pois tinha apenas 22 anos e cinco meses, com uma impressionante média de 1,27 gol por jogo (foram 277 partidas), e dois títulos de Copa do Mundo.
A "Lei do Ex" é uma das poucas coisas respeitadas no mundo todo e o Borussia Dortmund já foi vitima de Haaland. O clube alemão foi quem deu a projeção ao atacante, que marcou 86 gols em 89 jogos durante sua passagem por lá, com mais 19 assistências. Mas quis o destino que, logo em sua primeira temporada com o City, os dois times se encontrassem no mesmo grupo da Champions.
O primeiro duelo, no Etihad Stadium, Haaland foi o autor do gol da virada por 2 a 1, já no fim da partida, com uma finalização acrobática para desviar de pé esquerdo (a foto que ilustra este texto). No segundo jogo, na Alemanha, um empate sem gols que serviu para os dois times avançarem com tranquilidade no torneio que terminaria com o City campeão e Haaland artilheiro.









































