oGol.com.br
·15 de dezembro de 2025
Helinho brilha com golaço e Toluca é campeão no México após maratona de penalidades

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·15 de dezembro de 2025

O Toluca garantiu, neste domingo (14), a conquista do Torneio Apertura no futebol mexicano. A final, diante do América, foi repleta de emoção e acabou decidida apenas nas cobranças de pênalti.
Após a derrota na partida de ida, o Toluca precisava de uma vitória simples para levar a decisão aos pênaltis. Para piorar, a equipe treinada por Turco Mohamed, ex-Atlético Mineiro, ainda saiu atrás do marcador. Mas a recuperação começou a ser construída com uma pintura.
Aos 40 do primeiro tempo, Helinho recebeu na entrada da área e fez lembrar Arjen Robben com uma obra-prima. O ex-São Paulo e Bragantino puxou para a perna esquerda e soltou uma bomba de fora da área. Golaço e tudo igual em 1 a 1.
Na etapa complementar, Helinho apareceu novamente, agora como garçom. Aos 12 minutos, o ponta fez cruzamento certeiro e o atacante português Paulinho mandou para o fundo das redes: 2 a 1.
Depois disso, o placar não mais foi alterado e a decisão ficou para as grandes penalidades. Tinha início uma verdadeira maratona de cobranças de pênalti.
Após a igualdade nas primeiras cinco batidas, a disputa se prolongou. Foram necessárias 24 cobranças para ser conhecido o vencedor, no caso o Toluca, pelo placar de 9 a 8.
Essa vitória marcou o bicampeonato dos Diablos Rojos, que faturaram o Clausura em 2024/25. Helinho fecha a abertura da temporada no México em alta, com seis gols e seis assistências em 17 jogos.









































