Henrique, ex-zagueiro do Vasco, morre no Rio de Janeiro | OneFootball

Henrique, ex-zagueiro do Vasco, morre no Rio de Janeiro | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: RTI Esporte

RTI Esporte

·16 de setembro de 2026

Henrique, ex-zagueiro do Vasco, morre no Rio de Janeiro

Imagem do artigo:Henrique, ex-zagueiro do Vasco, morre no Rio de Janeiro

Morreu nesta terça-feira, 16, Henrique, aos 49 anos. O ex-zagueiro do Vasco da Gama conquistou os principais títulos da história do clube durante o período em que atuou em São Januário. A causa da morte não foi confirmada pela família. Henrique chegou ao Vasco em 1996 para atuar na base do clube.

Sua história em São Januário teve dois capítulos. Na primeira passagem, ele defendeu o time profissional do Vasco entre 1998 e 2001. Já na segunda passagem, Henrique vestiu a camisa do clube entre 2003 e 2004. Nesse meio tempo, o zagueiro participou dos títulos da Copa Libertadores de 1998, da Mercosul de 2000 e do Brasileirão de 2000.


Vídeos OneFootball


Contudo, um dos grandes feitos do zagueiro foi o gol contra o Athletico-PR, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O clube do Paraná liderava o campeonato e caminhava para conquistar o título, que poderia sair naquele jogo.

Já o Vasco da Gama lutava contra o rebaixamento. No segundo tempo da partida em São Januário, Petkovic bateu falta da direita, e Henrique cabeceou forte para fazer o único gol do jogo. O gol salvou o Vasco do rebaixamento e tirou o título do Furacão.

O Santos assumiu a liderança naquela rodada e confirmou o título na rodada seguinte do campeonato. Deixando o campo do estádio, após o jogo, Henrique deu entrevista que ficou marcada na história do Vasco.

“Disseram que o Atlético comprou o champanhe para dar a volta olímpica aqui. Aqui eu duvido dar a volta olímpico. Foi um gol feito com muita raiva”, disse na ocasião. 

Vasco lamentou a morte de Henrique

É com o mais profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-zagueiro e #CriaDaColina Henrique, aos 49 anos.

Leonardo Henrique Peixoto dos Santos subiu ao profissional do Gigante da Colina em 1998 e integrou o elenco até 2004, participando dos títulos da Libertadores de 98, da Mercosul de 2000 e do Brasileirão de 2000.

Desejamos força aos familiares e amigos 🖤

Descanse em paz, Henrique.

Henrique iniciou a carreira no Bonsucesso. Após o Vasco, ele ainda passou por Atlético-MG, Portuguesa-RJ, Fluminense, Madureira, Itumbiara, Vila Nova, Goiás, Náutico e America-RJ. O zagueiro também atuou fora do Brasil.

Saiba mais sobre o veículo