MundoBola Flamengo
·15 de outubro de 2025
Hernane Brocador revela bastidores de goleada sobre Botafogo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·15 de outubro de 2025
Em dia de clássico entre Flamengo e Botafogo, pelo Brasileirão, o atacante Hernane relembrou o dia iluminado em que fez três gols sobre o adversário em uma goleada por 4 a 0, na Copa do Brasil. O Brocador, como era conhecido, foi o grande destaque de uma noite de banho de bola do Rubro-Negro sobre o adversário.
No dia 23 de outubro de 2013, pouco menos de 12 anos atrás, o Flamengo entrava em campo no Maracanã para decidir uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. O adversário seria o Botafogo, que foi levemente superior e saiu com empate em 1 a 1 na ida. Hernane, porém, brilhou e destruiu o adversário com três gols dignos de centroavante.
"E aí, a gente foi para a partida, eu muito mais inspirado. Nesse dia, dormi muito bem, mas meu dia não foi muito bom. Estava ansioso para começar a partida. Tentei dormir um pouquinho à tarde, não consegui. Logo no início do jogo, um [gol] do Brocador. Volto do intervalo, 3 a 0", relembrou Hernane, que completou o hat-trick, ao "Lance".
Vale destacar que 2013 era o primeiro ano da gestão Eduardo Bandeira de Mello, que decidiu focar em pagar dívidas e enxugar o clube, em realidade difícil. Assim, a expectativa definitivamente não era de buscar grandes títulos, mas a equipe foi avançando a cada fase da Copa do Brasil — e eliminando gente poderosa.
Ao longo da caminhada, o Flamengo eliminou Cruzeiro, Botafogo, Goiás e Athletico-PR, times que ocupavam as primeiras colocações do Brasileirão. Os mineiros, inclusive, foram campeões. Hernane destacou a subida de patamar que o time poderia ter com aquela partida, que deixou o time com moral na competição.
"Os jogadores do Botafogo eram de muita qualidade, time muito entrosado. Tanto que a gente vai para o primeiro jogo, o 1 a 1, e o Botafogo foi melhor que o Flamengo. Deu um susto na gente, já que não esperávamos um time tão forte. Na volta, fomos muito mais concentrados, sabendo que aquele jogo poderia mudar o patamar do Flamengo. Ir de um time desacreditado a uma equipe que poderia brigar por algo em 2013", destacou Hernane
E a goleada poderia ter sido ainda mais prolífica para Hernane, já que o Flamengo teve um pênalti a seu favor quando o placar já apontava 3 a 0. No entanto, como o dia era de aniversário para o lateral-direito Leonardo Moura, o Brocador resolveu dar a cobrança de presente ao companheiro — que converteu e definiu o 4 a 0.
"Eu ia bater o pênalti. Se eu batesse o pênalti [com gol], seria um dos poucos jogadores a marcar quatro gols em um clássico. Mas era dia do aniversário do Léo Moura. Então, presenteei ele. No almoço, eu já tinha dado os parabéns para ele. Falei: 'Léo, mais tarde te dou seus parabéns'", finalizou Hernane.
Após eliminar o Botafogo, o Flamengo ainda passaria pelo Goiás, na semifinal, antes de encarar o Athletico-PR na decisão. Com empate em 1 a 1 no Paraná e vitória por 2 a 0 no Maracanã, o Rubro-Negro garantiu o título da competição sob comando de Jayme de Almeida.
Sem Hernane, o Flamengo entra em campo para enfrentar o Botafogo nesta quarta-feira, dessa vez pela 28ª rodada do Brasileirão. Em perseguição ao líder Palmeiras, que soma três pontos a mais, o Rubro-Negro encara o rival no Engenhão, a partir de 19h30 (horário de Brasília).