Esporte News Mundo
·15 de setembro de 2025
Herói da Copa do Mundo de 2018 se aposenta após lesões

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·15 de setembro de 2025
— Continua depois da publicidade —
O ex-zagueiro Samuel Umtiti anunciou sua aposentadoria dos gramados com apenas 31 anos, nesta segunda-feira (15). Durante sua carreira, ele passou pelo Barcelona e foi campeão da Copa do Mundo de 2018 com a seleção francesa.
“Depois de uma carreira intensa com altos e baixos, chegou a hora de dizer adeus… Dei TUDO de mim com paixão e arrependimento de NADA. Quero agradecer a todos os clubes, presidentes, treinadores e jogadores com quem pude estar”, disse o zagueiro nas redes sociais.
O jogador foi o herói da classificação para a decisão, ao marcar o gol da vitória por 1 a 0 Bélgica na semifinal. Durante a conquista, ele formou a dupla titular da defesa dos Blues ao lado de Varane, que se aposentou no ano passado.
Após a Copa do Mundo de 2018, o defensor disputou apenas 39 partidas nas últimas três temporadas (1 pelo Barcelona em 21/22, 25 pelo Lecce em 22/23 e 13 pelo Lille em 23/24). Ele passou por uma cirurgia no joelho esquerdo em fevereiro do ano passado.
Umtiti em ação pelo Barcelona (Foto: David Ramos/Getty Images)
A conquista do mundial teve um preço elevado para o jogador. Ainda na temporada 2017/18, o zagueiro começou a sofrer com dores no joelho, mas decidiu adiar a cirurgia para poder contribuir tanto com o Barcelona na luta pelo Campeonato Espanhol quanto com a seleção francesa na Copa do Mundo. Desde então, não conseguiu completar uma temporada sem sofrer com lesões.
Umtiti não jogava desde janeiro de 2024, quando enfrentou o Racing Club de France pela Copa da França. Desde então, o defensor passou por novos problemas físicos que o afastaram mais uma vez dos gramados. Por conta disso, o Lille optou por não prorrogar o contrato com o francês nesta temporada.
Umtiti comemorando uma vitória do Lille (Foto: Divulgação/Lille)
Além da Copa do Mundo, o zagueiro conquistou duas Ligas, três Copas do Rei e duas Supercopas da Espanha. Fora isso, conquistou a Copa da França e a Supercopa da França com o Lyon.