oGol.com.br
·19 de fevereiro de 2025
Herói da Liga Europa, Lookman contra-ataca críticas de técnico da Atalanta

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·19 de fevereiro de 2025
A eliminação da Atalanta nos playoffs da Liga dos Campeões segue ecoando com um clima de guerra entre o técnico Gian Piero Gasperini, ídolo em Bérgamo, e Ademola Lookman, herói da conquista do título da Liga Europa na temporada passada e vilão na queda recente.
Lookman foi o autor do gol que recolocou a equipe italiana na disputa contra o Club Brugge, que vencia por 3 a 0 ainda no primeiro tempo. Depois de marcar um, contudo, desperdiçou um pênalti aos 21 minutos da etapa final e foi alvo de duras críticas do treinador.
"Ele é um dos piores cobradores de pênaltis que já vi. Ele queria bater depois de marcar, pegou a bola, apesar de Retegui e De Keteleare serem os cobradores. Era um momento de euforia, mas não gostei do que ele fez", disse o treinador depois do jogo.
Hoje (19), o atacante respondeu em mensagem publicada em seu Instagram. Lookman afirmou ter se sentido desrespeitado por Gasperini, deu indiretas sobre momentos complicados que viveu no clube, e explicou o que aconteceu no pênalti.
"Num dia como este, entristece-me ter que escrever esta declaração, sobretudo por causa do que alcançamos como juntos, como time e como cidade. Ser destacado da forma como fui não só me magoa como faz me sentir profundamente desrespeitado, sobretudo devido ao imenso trabalho árduo e ao empenho que sempre dediquei para ajudar a trazer sucesso a este clube e aos torcedores de Bérgamo", escreveu.
"Na verdade, passei por muitos momentos difíceis durante o meu tempo aqui, a maior parte dos quais nunca falei porque, na minha opinião, a equipe deve sempre ser protegida e estar em primeiro lugar. Isto torna o que acontece ontem à noite ainda mais doloroso", continuou.
"Durante o jogo o cobrador designado me disse para bater o pênalti e, para apoiar o time, assumi a responsabilidade no momento", afirmou, garantindo então que a decisão de ser o cobrador não partiu dele, mas sim dos colegas de equipe.
Lookman marcou os três gols na vitória da Atalanta na decisão da Liga Europa no ano passado, sendo o nome da partida contra o Bayer Leverkusen, que era campeão alemão invicto e apontado como favorito a ficar com a taça.
Na atual temporada, Lookman segue sendo importante peça no time, com 15 gols e 7 assistências em 28 jogos. Ele é o segundo artilheiro do time, atrás de Retegui, com 23 gols em 36 jogos.
Sensação do futebol europeu nos últimos anos, a equipe de Bérgamo passa por um momento ruim na temporada. A equipe venceu apenas uma partida nos últimos sete jogos. Na Série A do Campeonato Italiano, apesar de ainda ser a terceira colocada, tem apenas duas vitórias nas últimas oito rodadas.
"A vida é feita de desafios e de transformar a dor em poder, o que continuarei a fazer", finalizou Lookman em seu texto nas redes sociais.