Gazeta Esportiva.com
·01 de setembro de 2023
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·01 de setembro de 2023
O Corinthians conseguiu a classificação à semifinal da Copa Sul-Americana no sufoco e com mais uma atuação de destaque de Cássio. Além das dez defesas no tempo regulamentar, o goleiro defendeu um pênalti na disputa e, junto com o travessão, foi essencial para o Timão avançar de fase.
Após impedir que a cobrança de Rollheiser entrasse, o ídolo da torcida corintiana chegou à impressionante marca de sete pênaltis defendidos apenas em 2023. Assim, a atual temporada se tornou a com maior número de defesas em penalidades durante a vitoriosa passagem de Cássio pelo Alvinegro.
Antes da batida do atacante do Estudiantes, o camisa 12 agarrou neste ano os pênaltis de Paulinho Bóia e Benítez, do América-MG, Hulk, do Atlético-MG, Leonan, do Remo — todos pela Copa do Brasil —, Mário, do Ituano, e Camilo, do Mirassol, — pelo Paulistão.
O número atingido na atual temporada supera o feito de 2022, quando Cássio defendeu cinco penalidades. No triênio 2017, 2018 e 2019, o goleiro agarrou quatro cobranças cada. Em 2013 e 2015 foram duas defesas, enquanto em 2014, 2016, 2020 e 2021 ele impediu um pênalti. Os números foram levantados pelo portal Meu Timão.
Com um desempenho invejável nas penalidades máximas, o goleiro do Corinthians soma portanto 32 pênaltis defendidos em 11 anos defendendo as cores do clube do Parque São Jorge.
Além disso, curiosamente Cássio apenas não conseguiu impedir que cobranças adversárias balançassem a rede corintiana no ano de 2012, o primeiro dele na equipe alvinegra e no que teve atuações épicas nas conquistas da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes.
Mesmo aos 36 anos, o arqueiro se mantém intocável na titularidade do Timão. Os recentes desempenhos do jogador superam a ascensão do jovem Carlos Miguel, que deu conta do recado quando acionado e surge como uma sombra para o veterano.
Por fim, com Cássio entre os titulares, o Corinthians volta a campo no próximo domingo, quando recebe o arquirrival Palmeiras, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola a partir das 16 horas (de Brasília), na Neo Química Arena.