Futebol Latino
·25 de setembro de 2025
Heroico, Del Valle elimina Once Caldas, nos pênaltis, e encara o Atlético

In partnership with
Yahoo sportsFutebol Latino
·25 de setembro de 2025
Quem enfrenta o Atlético-MG, na semifinal da Sul-Americana, é o Independiente del Valle. Em partida na cidade de Manizales, na Colômbia, os visitantes ganharam por 2 a 0 no tempo normal, “devolvendo” o revés da ida. E, na hora de definir a disputa nos pênaltis, o aspecto anímico fez a diferença para os visitantes fazerem 3 a 2 no marcador após 12 cobranças.
Com tamanha desvantagem, os equatorianos avançaran suas linhas, essencialmente, na busca de criar um ambiente de pressão ofensiva. Porém, ao mesmo tempo, dava espaços para o time da casa jogar na base das bolas longas e acionar figuras importantes como Zuleta e Dayro Moreno. Nessas situações, o goleiro Guido Villar foi exigido em três oportunidades com muito perigo, mas conseguiu evitar a inauguração do placar.
Depois dos 20 minutos de jogo, o Del Valle se acertou na troca de passes e chegou ao primeiro dos dois tentos que precisava para igualar o agregado. Após boa trama com Sornoza limpando a marcação, no lado direito da grande, o cruzamento do camisa 10 teve o atacante Hoyos ganhando no alto e testando no extremo canto esquerdo do arqueiro Aguirre.
O panorama, aliás, poderia ter sido ainda melhor para o time do Equador ainda na etapa inicial. Isso porque o próprio Spinelli e principalmente Hoyos, quase na marca do pênalti, tiveram oportunidades consideráveis para aumentar a dianteira. Porém, faltou melhor ajuste de pontaria.
Com anímico notoriamente fortalecido, o Independiente del Valle voltou do intervalo da mesma maneira que terminou a etapa inicial: com muito volume ofensivo. Assim, em cobrança de escanteio, novamente Hoyos se aproveitou bola na primeira trave e fez o gol que levava a definição da vaga na semifinal da Sul-Americana para as penalidades.
Os donos da casa até tentaram reagir, usando o fator casa e a grande presença do torcedor em Manizales. Nesse sentido, na melhor chance de marcar, o cruzamento rasteiro de Barrios teve o artilheiro Dayro Moreno (grande figura do jogo de ida) chegando atrasado na bola por muito pouco.
Por sua vez, após o grande feito de igualar o agregado, o Del Valle sentiu o caráter físico do esforço feito. Nesse sentido, a moblização dos comandados de Javier Rabanal passou de agressivo ofensivamente para sólido no sistema de recomposição. Ou seja, algo bastante favorável para sustentar o marcador na Colômbia onde o classificado foi determinado na marca da cal.
Depois de correr atrás da desvantagem que angariou em casa, o Independiente del Valle constituiu sua virada épica. Após os dois times perderem uma cobrança na série normal de pênaltis, Aguirre abriu as alternadas isolando sua batida para o Once Caldas. Assim, coube a Loor decretar o triunfo equatoriano e a respectiva classificação na Sul-Americana.