História na CONCACAF: Haiti, Curaçao e Panamá garantem vaga na Copa do Mundo; Suriname e Jamaica vão para repescagem | OneFootball

História na CONCACAF: Haiti, Curaçao e Panamá garantem vaga na Copa do Mundo; Suriname e Jamaica vão para repescagem | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Território MLS

Território MLS

·19 de novembro de 2025

História na CONCACAF: Haiti, Curaçao e Panamá garantem vaga na Copa do Mundo; Suriname e Jamaica vão para repescagem

Imagem do artigo:História na CONCACAF: Haiti, Curaçao e Panamá garantem vaga na Copa do Mundo; Suriname e Jamaica vão para repescagem

Rodada final das Eliminatórias da CONCACAF é marcada por fortes emoções

Em uma rodada decisiva das Eliminatórias da CONCACAF para a Copa do Mundo de 2026, Haiti, Curaçao e Panamá conquistaram as tão sonhadas vagas. Enquanto Suriname e Jamaica terão que disputar a repescagem intercontinental.


Vídeos OneFootball


CURAÇAO E HAITI FAZEM HISTÓRIA NA CONCACAF

Precisando vencer a Nicarágua e contar com um tropeço de Honduras contra a Costa Rica, o Haiti garantiu a liderança do Grupo C após vencer a Nicarágua por 2 a 0, resultado que selou sua volta à Copa do Mundo, após mais de 50 anos.

Já no Grupo, Curaçao disputava a vaga direta contra a Jamaica, fora de casa, e um simples empate bastava para a “Onda Azul”. Num jogo truncado, com os “Reggie Boyz” acertando a trave três vezes e tendo um pênalti anulado nos acréscimos, Curaçao segurou o 0 a 0 e irá para os Estados Unidos, Canadá e México em 2026. Essa será a primeira participação de Curaçao em uma Copa do Mundo — e, além disso, o país se destaca por ser o menor em território a jogar o torneio.

Por fim, Panamá ficou com a vaga após vencer sem sustos El Salvador por 3 a 0, e ainda contou com o tropeço de Suriname, contra a já eliminada Guatemala, por 3 a 1. Já Suriname e Jamaica se preparam para a repescagem, cenário que ainda pode lhes render uma ida à Copa.

A repescagem mundial será disputada por seis equipes (incluindo duas da CONCACAF), conforme definido pelo formato da eliminatória, são elas: Suriname, Jamaica, Bolívia, Nova Caledônia, Iraque e RD Congo.

Significados Históricos

  1. A classificação do Haiti é especialmente simbólica: é sua segunda participação em Copas (a primeira foi em 1974) e ocorre em meio a graves desafios sociais e políticos no país.
  2. Curaçao, com pouco mais de 150 mil habitantes, escreve história: como estreante, se tornou a menor entidade territorial a disputar uma Copa do Mundo, transformando a campanha das Eliminatórias em um verdadeiro conto de fadas antilhano.

Como funciona o formato da repescagem?

A FIFA usa o ranking para montar as fases: dois times são cabeças de chave, os dois melhores no ranking da FIFA entre os seis entram direto na segunda fase. Assim, os outros quatro times jogam a fase preliminar, sendo:

Jogo 1: Time A × Time B

Jogo 2: Time C × Time D

Os vencedores de cada jogo vão enfrentar os cabeças de chave. Depois disso:

Cabeça de chave 1 × Vencedor do Jogo 1

Cabeça de chave 2 × Vencedor do Jogo 2

Os dois vencedores dessas partidas se classificam para a Copa do Mundo. Importante destacar que todos os jogos serão em campo neutro, em partidas únicas.

Saiba mais sobre o veículo