Zerozero
·27 de novembro de 2025
HISTÓRICO: Portugal é campeão mundial sub-17!

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·27 de novembro de 2025

Mais um marco português na história do futebol! Portugal bateu a Áustria por 1-0 e é campeão mundial em sub-17. Esta foi a primeira vez que a equipa das quinas conseguiu tal feito. Aliás, a última vez que a seleção lusa havia ganho um mundial... foi em 1991 - há 34 anos - no escalão de sub-20!
Com ótimos sinais de maturidade, os pupilos de Bino Maçães souberam dominar a partida com posse de bola, excetuando algumas distrações que causaram contra-ataques adversários. Nada que a defensiva lusitana não conseguisse neutralizar. José Neto, pela esquerda, proporcionou várias incursões, desequilibrando as hostes adversárias.
Ora, à passagem da meia hora, eis que os portugueses conseguiram mesmo inaugurar o marcador aos 34 minutos. Mateus Mide, com um passe mágico, encontrou Duarte Cunha pela direita e o extremo serviu Anísio Cabral, que só teve mesmo de encostar e correr para o festejo.
Pouco mais a registar no primeiro período, que viu Portugal a gerir a posse de bola com relativa calma, sem grandes problemas. Na segunda metade, os austríacos entraram com vontade de pressionar e rematar, pondo Romário Cunha à prova por um par de vezes.
Nos minutos finais, a equipa orientada por Hermann Stadler criou vários lances de enorme perigo junto da baliza contrária, mas não encontrou a eficácia que necessitava. Para gaúdio de Portugal, o apito final chegou e a consagração também, para juntar ao Campeonato da Europa arrecadado há uma série de meses!

Onze do Portugal:
Romário Cunha, José Neto, Daniel Banjaqui, Martim Chelmik, Mauro Furtado, Bernardo Lima, Rafael Quintas, Stevan Manuel, Anísio Cabral, Mateus Mide, Duarte Cunha

Onze do Áustria:
Daniel Posch, Florian Hofmann, Rafael Feldinger, Jakob Pokorny, Ifeanyi Ndukwe, Johannes Moser, Luca Weinhandl, Nicolas Jozepovic, Vasilije Markovic, Hasan Deshihsku, Jakob Werner
1':

Começou a partida
6':

A turma portuguesa, nestes primeiros cinco, tem-se mostrado capaz de invadir a área austríaca, conseguindo ganhar algum ascendente sobre os adversários
13':

Duarte Cunha ia fazendo golo, após atrapalhação entre um defesa e o guarda-redes da Áustria, mas é assinalada falta, por carga nas costas
14':

Áustria: Hasan Deshihsku
quase abria o marcador, mas Romário Cunha, com uma ENORME mancha, para o remate. Logo a seguir, Rafael Quintas consegue bloquear a recarga
28':

Jogo numa fase de pouca clarividência, registando muitas perdas de bola e menos futebol juntos às balizas
32':

GOLO Portugal! Anísio Cabral marca
Anísio Cabral marca o seu 7º golo na prova (8 jogos)
PORTUGAL ABRE O MARCADOR! Mateus Mide, com um passe mágico, abre para Duarte Cunha e o extremo serve Anísio Cabral, que só teve de encostar à boca da baliza!
34':

VAR analisa:
possível fora de jogo de Anísio
39':

Por esta altura, Portugal está a aproveitar para segurar a bola
46':

Primeira parte muito positiva por parte da turma portuguesa, que, para além de se ter adiantado no marcador, também tem sabido dominar as incidências. A equipa de Bino Maçães parece claramente mais madura e preparada que os adversários. Ainda assim, há todo um segundo tempo para gerir.
62':

Portugal continua a dominar a posse de bola, sempre com muito critério
62':

Portugal: Mateus Mide
, de forma surpreendente, aparece no centro da área para responder a um cruzamento de Anísio, mas erra o alvo. Excelente oportunidade!
68':

Portugal: José Neto
, após uma carambola, aparece solto à esquerda, remata, mas não consegue dar a direção necessária
82':

Áustria: Ifeanyi Ndukwe
cabeceia de cima para baixo e cria enorme sensação de perigo! Valeu um toque essencial de Romário Cunha
86':

Daniel Frauscher (Áustria) remata ao poste!!!
Enorme perigo junto da baliza portuguesa, o austríaco ia fazendo golo no primeiro toque na bola
90 +4':

Falta muito pouco para Portugal ser campeão mundial!
90 +6':

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

PORTUGAL É CAMPEÃO DO MUNDO SUB-17!
Fim de Jogo:

A equipa de Bino Maçães manteve a maturidade apresentada na primeira parte e, apesar da alguma pressão adversária, conseguiu agarrar este resultado absolutamente histórico!
Melhor em campo:

Duarte Cunha (POR) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Foi muito dinâmico pela esquerda, conseguiu abrir a lata e assistiu Anísio para o único golo desta partida. Excelente exibição do atleta do FC Porto!









































