oGol.com.br
·07 de setembro de 2025
Holanda leva susto, mas Memphis decide e impede zebra na Lituânia

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·07 de setembro de 2025
A tarde deste domingo em Kaunas, na Lituânia, foi de protagonismo para Memphis Depay. O atacante impediu a zebra de passear nas Eliminatórias, comandou a vitória da Holanda e se tornou o maior artilheiro da história da seleção. Com dois gols, o camisa 10 brilhou no triunfo por 3 a 2.
Líder do Grupo G, a seleção holandesa manteve a distância na ponta da chave, com dez pontos somados, três a mais do que Polônia e Finlândia, que brigam pela segunda vaga na Copa do Mundo.
Não foi por falta de concentração. A Holanda levou a sério a partida contra a Lituânia e, desde o início, pressionou em busca de gols. Antes dos cinco minutos, Depay e Gakpo já tinham exigido defesas do goleiro Gertmonas.
A abertura do placar se tornou questão de tempo e de fato acabou concretizada aos dez minutos de bola rolando. Cody Gakpo cruzou na esquerda e Memphis completou para as redes. O 51° gol marcado pelo atacante com a camisa laranja isolou Memphis como o maior goleador da história da seleção, superando van Persie.
A Holanda não perdeu o ritmo e, depois do primeiro, ensaiou uma goleada na Lituânia. Aos 32, a defesa mandante falhou na hora do corte e a bola sobrou para Timber ampliar a vantagem.
O placar confortável acomodou a Holanda por alguns instantes e foi suficiente para dar esperanças à Lituânia. Três minutos depois, Lusickas enfileirou a defesa laranja pelo lado esquerdo e rolou para Gvidas Gineitis acertar de canhota nas redes.
Com o placar descontado, a Lituânia contou com a empolgação da torcida para crescer na reta final do primeiro tempo e incendiar a partida. Os donos da casa aproveitaram o momento de desorganização da seleção holandesa e arrancaram o empate antes do intervalo. Aos 43, Girdvainis aproveitou cobrança de falta, entrou no meio da marcação e desviou nas redes.
No retorno do intervalo, a seleção holandesa restabeleceu a normalidade da partida e assumiu novamente as rédeas da partida. Desta vez com maior dificuldade para construir, a equipe comandada por Ronald Koeman sofreu para encontrar espaços na defesa adversária.
Na base da pressão, Memphis apareceu outra vez para salvar a Holanda de um vexame na Lituânia. Em cruzamento açucarado de Denzel Dumfries, o camisa 10 ganhou a disputa pelo alto e cabeceou firme para recolocar a Holanda em vantagem.
Depois de reassumir a liderança no placar, a seleção holandesa tentou definir a partida e esbarrou no poste com Gakpo e em boa defesa do goleiro com Donyell Malen.
A vantagem mínima convidou a Lituânia para sonhar nos minutos finais da partida. A seleção dona da casa reuniu as últimas forças e pressionou a Holanda na reta final da partida, porém a defesa laranja impediu uma reviravolta.