MundoBola
·19 de fevereiro de 2026
Ídolo do Benfica, Luisão relata ataques racistas de torcedores portugueses após defender Vini Jr

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·19 de fevereiro de 2026

Multicampeão pelo Benfica, o brasileiro Luisão foi uma das principais figuras do futebol mundial a defender Vini Jr após mais um caso de racismo sofrido pelo atacante. Apesar da história construída ao longo de 15 temporadas nos "encarnados", o ex-zagueiro revelou que recebeu ameaças de torcedores portugueses nas redes sociais.
Durante o programa "Mundo F", da "ESPN", o ex-defensor afirmou ter ficado chateado após receber ofensas racistas de torcedores do próprio clube que defendeu por diversos anos. O brasileiro exaltou o papel do jogador do Real Madrid na luta contra o preconceito.
"Ontem eu fiquei muito chateado, e agora mais ainda, porque nas redes sociais eu também fui ofendido, xingado de macaco. 'Judas não pisa mais no estádio!'. A camisa do Benfica é a minha segunda pele. Então eu fico triste por isso, quando a gente se posiciona por uma coisa gravíssima. Eu acho que o Vini é um herói, uma referência nesse quesito de defender a bandeira do preconceito, do não ao racismo. Dói na pele, você se sente sem poder fazer nada, sem poder agir", disse Luisão.
A declaração de Luisão ganha ainda mais relevância devido à sua história no Benfica. O brasileiro defendeu a equipe portuguesa entre 2003 e 2018, com mais de 500 jogos disputados.
Antes da declaração no programa "Mundo F", o ex-zagueiro se pronunciou em seu Instagram logo após o fim da partida entre Benfica e Real Madrid.
"Essa camisa é muito grande, eu amo o Benfica é minha segunda pele, tem que ser digno para vestir o manto sagrado, esse texto (defendendo o Prestianni) piora porque é mentira. Futebol se ganha na raça. Na luta. Foi ato racista SIM e eu estou envergonhado com isso", afirmou o ídolo do clube português.
O episódio envolvendo o argentino Gianluca Prestianni e Vini Jr durante o duelo entre Benfica e Real Madrid tomou conta do noticiário mundial nesta terça-feira (17). Após a partida, o Garoto do Ninho se pronunciou em seu Instagram sobre o caso de racismo no Estádio da Luz.
"Racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos. Mas, eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, têm a obrigação de punir. Nada do que aconteceu hoje é novidade na minha vida e da minha família. Eu recebi cartão amarelo por comemorar um gol.
Ainda sem entender o porquê disso. Do outro lado, apenas um protocolo mal-executado e que de nada serviu. Não gosto de aparecer em situações como essa, ainda mais depois de uma grande vitória e que as manchetes têm que ser sobre o Real Madrid, mas é necessário", disse Vini Jr.
Após marcar um golaço no início do segundo tempo do jogo de ida dos play-offs da Champions League, Vini Jr comemorou dançando na bandeirinha de escanteio, o que incomodou torcedores e atletas do Benfica.









































