Coluna do Fla
·05 de setembro de 2025
Ídolo do Flamengo, Junior revisita passado em museu e relembra momentos marcantes no futebol

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·05 de setembro de 2025
Recordista de partidas com a camisa do Flamengo, Junior Maestro visitou o Museu da Suderj na manhã da última quarta-feira (03) para participar da gravação do podcast Suderj.Informa. Convidado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o ídolo rubro-negro e atual comentarista teve a oportunidade de relembrar momentos marcantes da carreira em um ambiente repleto de memória esportiva.
Durante a visita ao espaço, localizado no Centro do Rio, o ex-lateral tirou fotos, autografou camisas e falou sobre as duas décadas vividas dentro dos gramados. Campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Flamengo em 1981, Junior destacou o impacto emocional da experiência.
“Estive no Museu da Suderj e realmente passou um filme na minha cabeça de 50 anos atrás. Vendo aquelas fotos de nomes importantes do futebol e da imprensa, lembrei da minha estreia como jogador no Maracanã, em 1974. Foi uma viagem no tempo”, contou.
Após a visita ao museu, Junior participou da gravação do podcast institucional da Suderj, em um episódio que teve como foco a carreira e a importância do futebol na construção da identidade cultural do Brasil. O ídolo elogiou a iniciativa e ressaltou o simbolismo do nome escolhido para o programa.
“Depois da visita, fomos gravar o podcast Suderj.Informa, nome sugestivo, já que toda vez que escutávamos o locutor Victório Gutemberg anunciar ‘Suderj Informa’, sabíamos que vinha alguma informação importante. Foi uma ação muito legal, agradeço pelo convite”, disse Junior.
Junior Maestro recebe quadro pintado por Marcos Vinicius Cabral, produtor e entrevistador do podcast Suderj.Informa | Foto: Jessica Casemiro
Natural de João Pessoa, na Paraíba, Junior defendeu o Flamengo em duas passagens, de 1974 a 1985 e de 1989 a 1993. Nesse ínterim, disputou 876 partidas com a camisa rubro-negra, sendo o jogador com mais atuações na história do clube. Ao todo, conquistou os principais títulos da história do Mengão, incluindo Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial.
Na Europa, atuou pelo Torino e pelo Pescara, ambos da Itália. Junior também defendeu a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1982 e 1986, consolidando o nome como um dos grandes laterais da história do futebol nacional.
O Museu da Suderj reúne peças históricas do esporte brasileiro. Entre os destaques do acervo estão a placa de inauguração original do Maracanã. Além disso, uniformes usados por lendas como Pelé, Zico, Gerson e Robson Caetano, além das tradicionais pegadas de jogadores que marcaram época no futebol.
O espaço, inclusive, está aberto ao público de segunda a sexta-feira, com visitas mediante agendamento prévio por e-mail. Para agendar, é necessário enviar os dados pessoais ou institucionais para: comunicacao@suderj.rj.gov.br.
Ao vivo
Ao vivo