Jogada10
·15 de abril de 2025
Ídolo do Flamengo retoma espaço no time de comentaristas da Globo

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·15 de abril de 2025
Diego Ribas está de volta à Globo após participações pontuais na cobertura da última Copa do Mundo, no Qatar. O eterno capitão e ex-camisa 10 da Gávea retorna à emissora novamente na função de comentarista esportivo, com reestreia marcada para esta quarta-feira (16), no duelo Flamengo x Juventude. Com transmissão em TV aberta, a partida acontece no Maracanã, às 21h30, pelo Brasileirão.
O ídolo rubro-negro estará acompanhado de Ana Thaís Matos nos comentários do jogo, que contará com a narração de Gustavo Villani. O confronto é válido pela quarta rodada do Brasileirão e pode representar a permanência do Flamengo na liderança da competição, bem como a primeira vitória como mandante nesta edição. Empatado com o Palmeiras, o Rubro-Negro soma sete pontos de nove disputados, enquanto o Juventude figura na terceira colocação, com seis.
Diego recebeu boas referências durante sua primeira passagem como comentarista esportivo do Grupo Globo, durante Copa do Mundo 2022. A recepção positiva, aliás, contribuiu para a consolidação de seu espaço na emissora. Agora, a emissora busca reintegrá-lo para fortalecer sua cobertura com nomes simbólicos do futebol.
“O futebol segue sendo minha paixão. Estou muito animado com essa nova etapa. A análise, a visão de jogo e a troca com o público são experiências que me atraem demais”, declarou em nota divulgada pela emissora.
Menino da Vila, Diego Ribas marcou 26 gols e deu nove assistências em 78 partidas pelo Santos antes de embarcar para Portugal, em agosto de 2004. O ex-jogador chegou à Europa como contrato do Porto, mas ainda defendeu outros cinco clubes no exterior.
Depois de disputar 64 partidas pelo Porto, Diego também atuou em 47 pela Juventus e em 62 pelo Atlético de Madrid. Já a passagem pelo Fenerbahce teve duração de 75 jogos, enquanto a do Wolfsburg encerrou-se após 87 embates. O meia ainda se tornou ídolo no Weder Bremen após 132 duelos pelo clube — 54 gols marcados e 42 assistências.
Entre os títulos internacionais, destacam-se a Copa Intercontinental e o Campeonato Português com o Porto, a Liga Europa e o Campeonato Espanhol com o Atlético de Madrid, além de troféus conquistados na Alemanha e na Turquia. Pela Seleção Brasileira, foi campeão da Copa América em 2004 e 2007.
Diego Ribas em ação com o ex-clube – Foto: Divulgação/Werder Bremen
A despedida de Diego foi cuidadosamente preparada e contou com uma série de gestos que reforçaram sua identificação com o clube. Substituído no início do segundo tempo da derrota por 2 a 1 para o Avaí, o capitão ajoelhou-se no gramado ao deixar o campo, e, em seguida, entregou a lendária camisa 10 a Gabigol.
“Meu sentimento é de total gratidão por tudo que envolveu o universo do futebol. O encerramento da minha carreira foi coroado pelo Flamengo em todos os aspectos. Agora é iniciar um novo ciclo”, declarou Diego após a partida.
Defendeu o Rubro-Negro de 2016 a 2022 e conquistou 12 títulos: Campeonato Carioca (4), Supercopa do Brasil (2), Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro (2) e Copa Libertadores da América (2).