INACREDITÁVEL! São Paulo tem 71 baixas no ano com 31 jogadores diferentes: Lucas e Oscar são recordistas de ausências | OneFootball

INACREDITÁVEL! São Paulo tem 71 baixas no ano com 31 jogadores diferentes: Lucas e Oscar são recordistas de ausências | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·08 de dezembro de 2025

INACREDITÁVEL! São Paulo tem 71 baixas no ano com 31 jogadores diferentes: Lucas e Oscar são recordistas de ausências

Imagem do artigo:INACREDITÁVEL! São Paulo tem 71 baixas no ano com 31 jogadores diferentes: Lucas e Oscar são recordistas de ausências

O ano do São Paulo acabou e enfim podemos contabilizar exatamente quantos jogadores foram ausências no time por lesões, contusões, ou até problemas médicos mais graves que assolaram alguns nomes do elenco em 2025.

Logo em janeiro, o início da temporada já dava indícios do que viria pela frente, com as lesões anunciadas do goleiro Young (torção no pé direito) e Luiz Gustavo (fratura de dedo do pé esquerdo). Já na final da Copinha, Hugo Leonardo, volante que seria aproveitado no time profissional, sofreu rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito, teve que operar e passou o ano todo em recuperação.


Vídeos OneFootball


TODOS OS LESIONADOS

As três baixas abriram caminho para as 71 no total na temporada, que teve 31 nomes diferentes de jogadores, cinco deles, inclusive, que já deixaram o Tricolor: Erick, Ruan Tressoldi, Henrique Carmo, Igor Vinícius e Lucas Ferreira. Os dados são do Anotações Tricolores.

Os outros 26 atletas foram: Young e Leandro Mathias (goleiros), Alan Franco, Arboleda, Ferraresi e Rafael Tolói (zagueiros), Cédric Soares, Maik, Enzo Díaz e Wendell (laterais), Luiz Gustavo, Hugo Leonardo, Alisson, Pablo Maia, Marcos Antonio e Luan (volantes), Rodriguinho, Lucas e Oscar (meias), e Ferreirinha, Calleri, Lucca, Ryan Francisco, André Silva, Dinenno e Luciano (atacantes).

Destes, os que mais tiveram intercorrências médicas foram de quem mais se esperava no ano, Lucas Moura e Oscar, o grande reforço da diretoria para a temporada 2025. Cada um teve seis situações em que tiveram que sair dos gramados para se recuperarem.

A ESPERANÇA QUE NÃO JOGOU

O caso de Lucas foi o mais simbólico, já que todas elas foram pelo mesmo problema no joelho direito, que começou após a semifinal perdida para o Palmeiras no Paulistão, ainda em março. No dia 29 do mês, o clube anunciou trauma no joelho direito de seu camisa 7, que o tirou por dez partidas.

Em maio, após tentativa de voltar aos jogos, foi diagnosticado estiramento da cápsula posterior do joelho direito de Lucas, resultando em mais 15 partidas fora de ação pelo Tricolor.

O novo retorno não andava como previsto, e em agosto Lucas Moura perdeu um jogo por controle de carga e depois mais quatro por retirada de fibrose do joelho direito por artroscopia. As dores seguiam incomodando, e o meia-atacante não rendia o esperado.

Em outubro, mais um duelo em que ele foi poupado para trabalhos específicos, para enfim em novembro ser afastado de vez por pelas intermináveis dores no joelho direito, ainda não solucionadas até este final de temporada. Foram 36 jogos de ausência por problemas físicos.

O último boletim médico divulgado pelo clube, no sábado (6), informou que, após aplicação de medicação na área dolorosa no joelho direito, o meia-atacante segue em tratamento e realiza também trabalhos de fortalecimento muscular e controle motor com a fisioterapia. Como apurado pelo AVANTE MEU TRICOLOR, Lucas abdicou de parte das férias para continuar o tratamento no CT da Barra Funda.

ANO DECEPCIONANTE

O outro caso dramático foi do meia Oscar. No final de março, teve diagnosticada pequena lesão na região posterior da coxa esquerda, que o tirou de apenas uma partida. No entanto, voltou no sacrifício, como ele mesmo admitiu, para salvar a pele do ameaçado técnico Luis Zubeldia e agravou a contusão no local, que o deixou fora de mais dez jogos do Tricolor.

E não demorou muito para uma nova lesão, um edema na região posterior da coxa esquerda, indicada em maio. Quando voltou, mais um grande azar, com a fratura de três vértebras lombares ocasionada em lance no clássico contra o Corinthians pelo Brasileirão. Foram mais 16 jogos de ausência.

Após volta ainda gradativa, outra lesão muscular, agora na panturrilha esquerda, tirou Oscar de mais seis confrontos do time. Enfim, quando o camisa 8 se preparava para retornar em novembro, passou mal em exames médicos no CT, foi para o hospital, onde foi diagnosticada síncope vasovagal, que pode até encerrar a carreira do jogador. Ao todo, foram 41 partidas sem o atleta.

O caso dos quatro centroavantes para a temporada também assustou: Calleri, Ryan, André Silva, e Dinenno tiveram sérios problemas no joelho, com os dois primeiros precisando passar por cirurgias que o tiraram do restante da temporada.

André escolheu não realizar procedimento cirúrgico, mas foi outro que perdeu o ano desde agosto, por lesão e estiramento no LC do joelho direito. E o argentino Dinenno fez pequena operação para tratar as dores no joelho direito neste final de temporada.

Na inacreditável lista tricolor, casos como o trauma na face e fratura de nariz em Rodriguinho, a ruptura da fáscia plantar de Wendell, e a mais séria, o tromboembolismo pulmonar de Luiz Gustavo, deram o tom das incríveis variações de problemas no clube.

Ainda sem entender muito o que aconteceu neste ano, o São Paulo iniciou uma ‘caça às bruxas’ e demitiu alguns funcionários relacionados a área de saúde, como médico e fisioterapeuta, alguns que estavam a mais de 30 anos vestindo a camisa do São Paulo.

Veja abaixo todas as ausências por lesões e problemas médicos no Tricolor em 2025:

Imagem do artigo:INACREDITÁVEL! São Paulo tem 71 baixas no ano com 31 jogadores diferentes: Lucas e Oscar são recordistas de ausências

Imagem: Anotações Tricolores

Saiba mais sobre o veículo