oGol.com.br
·06 de julho de 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·06 de julho de 2024
Ainda bem distante de apresentar um futebol convincente nesta Eurocopa, a Inglaterra segue avançando na competição. Neste sábado, o English Team encarou a perigosa seleção da Suíça, foi inferior em muitos momentos, mas arrancou um empate no tempo regulamentar (1 a 1) e venceu nos pênaltis: 5 a 3.
Com o resultado, o time comandado por Gareth Southgate avança às semifinais da Euro e agora aguarda o vencedor do confronto entre Holanda e Turquia.
Muito criticada por seu desempenho nesta Eurocopa, a seleção inglesa entrou pressionada a mostrar um bom futebol e mostrou uma leve evolução (bem leve mesmo) em relação ao que já foi visto até aqui.
Com a marcação encaixada, o English Team deu pouquíssimas brechas para o jogo suíço (que não fluiu), controlou as ações na maior parte do tempo, mas o poderio ofensivo continuou sendo um problema.
Sem muito repertório, o time de Southgate cercou o terreno inimigo, mas não conseguiu grandes infiltrações. Bellingham e Saka foram os que mais buscaram algo diferente ao longo dos primeiros 45 minutos, mas sem grande sucesso.
Para se ter uma noção, a Inglaterra acumulou cinco oportunidades de finalização na área suíça, mas em todas essas ocasiões o trio Akanji, Schar e Ricardo Rodríguez conseguiu bloquear.
Na volta do intervalo, o domínio do jogo mudou de mãos. Com uma postura mais arrojada, a Suíça passou a ficar mais com a bola, adiantou suas linhas e começou a incomodar a defesa inglesa.
Logo aos seis minutos, após boa troca de passes pela esquerda, Freuler recebeu de Xhaka e acionou Embolo. O centroavante recebeu na área, girou para cima da marcação e bateu rasteiro para defesa de Pickford.
Aproveitando o bom momento, o time suíço foi ganhando terreno com o passar do tempo, empurrou a Inglaterra para trás e foi premiado com a abertura do placar. Aos 30, Schar se arriscou pela direita e acionou Ndoye. O camisa 19 clareou para a perna direita e cruzou rasteiro. Na sequência, Stones tentou o corte, mas não conseguiu evitar que a bola chegasse até Embolo, que, de carrinho, empurrou para as redes.
Seria um melancólico (e até então merecido) fim para a Inglaterra, mas o talento individual salvou os ingleses de uma catástrofe. Cinco minutos depois, Saka recebeu pela direita, fez tudo sozinho e, com um chute colocado, mandou no cantinho, sem chances para Sommer, forçando uma prorrogação em Dusseldorf.
Na primeira parte do tempo-extra, a Inglaterra voltou a tomar a iniciativa e chegou a flertar com o gol da virada. Logo aos cinco, Declan Rice recebeu com espaço pelo meio e soltou uma bomba de longe. Atento, Sommer voou no canto, operou um milagre e salvou a Suíça.
Pouco depois, em nova blitz inglesa, Bellingham ficou com sobra na área, tentou bater de perna esquerda, mas a bola desviou em Freuler no meio do caminho e facilitou a vida de Sommer.
Nos 15 minutos finais, foi a Suíça quem tomou a dianteira novamente e respondeu às chances criadas pelos ingleses. Primeiro com Shaqiri, que cobrou escanteio venenoso da direita e carimbou o travessão. Depois com Amdouni, que soltou um petardo de fora e parou em Pickford.
Se as coisas não andaram tão bem com a bola rolando para os comandados de Gareth Southgate, na marca da cal tudo transcorreu da melhor forma.
Certeiro nas batidas de seus cinco cobradores (Palmer, Bellingham, Saka, Toney e Alexander Arnold), o English Team precisou de apenas uma defesa de Pickford, que parou o zagueirão Akanji, para sacramentar o avanço para as semifinais da Eurocopa.