oGol.com.br
·09 de setembro de 2025
Inspirado em Ronaldinho Gaúcho, novo camisa 10 quer tirar Fortaleza do Z4

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·09 de setembro de 2025
"Sou um jogador que tem um bom primeiro passe, passe longo, boa técnica, boa capacidade técnica, assistência, bom passe, gol, e mobilidade. Essas são as características que tenho. E espero colocá-las todas em benefício do clube. Minha inspiração no futebol é, inclusive, do Brasil, é Ronaldinho Gaúcho".
Foi assim, dessa maneira audaciosa e muito confiante que se descreveu Yeison Guzmán, novo reforço e camisa 10 do Fortaleza ao ser apresentado nesta terça-feira, 9. Para contratar o jogador, o Tricolor pagou 1.1 milhão de dólares (cerca de R$ 6 milhões) por 60% dos direitos econômicos.
O jogador colombiano de 27 anos chega ao Fortaleza com contrato até o final de 2027, com opção de renovação. Com status de contratação promissora, o meio-campista diz estar pronto para estrear e ajudar o Leão, que luta contra o rebaixamento.
"Estou pronto para jogar, para me colocar à disposição do treinador para quando ele necessitar. Temos grandes expectativas, esperamos correr o mais rápido possível para poder tirar o clube desse momento que está e colocá-lo na parte que quer estar", falou.
“A referência do futebol brasileiro é a de ser uma competição muito difícil, com ótimos jogadores. É um dos motivos que me fizeram vir para cá, estar em uma liga importante. Foi um salto vir para cá e agora quero entregar todo o meu potencial em benefício da equipe”, completou.
Revelado pelo Envigado, equipe que defendeu entre 2017 e 2021, Yeison Guzmán tem razão ao apontar a facilidade em participar de gols, se destacando desde a primeira temporada em que realmente teve rodagem na equipe principal. Pelo Envigado, Yeison Guzmán acumulou 120 partidas, com 25 gols e 17 assistências.
O retrospecto fez Yeison Guzmán chegar ao topo do futebol colombiano, e pelo Atlético Nacional ele conquistou dois títulos nacionais, com 9 gols e 3 assistências em 68 jogos.
O período no Atlético Nacional não foi o de maior brilho individual de Yeison Guzmán, que foi vendido ao Tolima em 2023. Foi então que o meio-campista atingiu o seu auge e nos últimos dois anos, ele acumulou 28 gols e 17 assistências em 94 partidas. Somente na última temporada, o jogador participou de 27 gols.
Antes de chegar ao Fortaleza, Yeison Guzmán estava na sua primeira experiência fora do futebol colombiano. Vendido ao Torpedo Moscow, da Rússia, o meia disputou 11 partidas e marcou cinco gols no que foi a segunda metade da temporada russa. O jogador não entra em campo desde 17 de maio.
“O que me inspira para jogar é poder atuar e oferecer todas as minhas características e o meu potencial para a equipe. Quero fazer história com essa camisa e ser um grande nome aqui. Quero entregar todo o meu potencial para ajudar a equipe”, afirmou na apresentação no Fortaleza.
Yeison Guzmán pode estrear pelo Fortaleza já no próximo sábado, 13, na partida contra o Vitória, às 16h, no Castelão. A partida também marca a estreia do técnico Martín Palermo, substituto do demitido Renato Paiva.