Revista Colorada
·03 de outubro de 2025
Inter observa mudanças estudadas pela Fifa sobre a Copa do Mundo de Clubes

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·03 de outubro de 2025
A temporada de 2025 foi marcada por uma competição que atraiu a atenção de praticamente todas as torcidas do planeta, inclusive a do Internacional. Trata-se da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que foi disputada pela primeira vez nos Estados Unidos. O campeão foi o Chelsea, da Inglaterra, que bateu o PSG, da França, na grande decisão.
Diante da grande repercussão da competição, o Colorado observa com atenção algumas mudanças estudadas pela Fifa visando a edição de 2029, que ainda não teve o país-sede confirmado. Afinal, o Clube do Povo sonha em disputar o torneio, mas para isso, neste momento, precisaria ganhar uma das próximas três Libertadores.
Esse cenário, contudo, pode ser alterado. Segundo informações do jornal “O Globo”, a entidade avançou nos estudos para a liberação de mais do que dois times por país no torneio, sem ser através da conquista da Libertadores. A ideia é ampliar para 3 o número de vagas. Sendo assim, caso apenas 2 times brasileiros vençam a competição continental, uma vaga extra seria possível através do ranking da Conmebol.
Além disso, também não está descartada a ampliação do torneio. O atual formato da Copa do Mundo de Clubes conta com 32 participantes, mas esse número pode ser aumentado para 48. A meta seria evitar que grandes equipes, como o Liverpool e o Barcelona, fiquem novamente de fora da competição.
Essa segunda alteração, contudo, é menos provável. Em virtude do calendário apertado do futebol mundial, a Fifa dificilmente vai conseguir o aval da UEFA para ampliar o torneio, já que isso afetaria diretamente o período de férias dos jogadores que atuam na Europa.