Internacional x Bahia: relembre duelos decisivos de Brasileirão à Libertadores | OneFootball

Internacional x Bahia: relembre duelos decisivos de Brasileirão à Libertadores | OneFootball

Icon: FNV Sports

FNV Sports

·25 de setembro de 2021

Internacional x Bahia: relembre duelos decisivos de Brasileirão à Libertadores

Imagem do artigo:Internacional x Bahia: relembre duelos decisivos de Brasileirão à Libertadores

Antes de mais nada, Internacional e Bahia se enfrentam neste domingo (26) pelo Campeonato Brasileiro Série A 2021. Os dois clubes não são considerados rivais interestaduais, mas foram protagonistas de muitos jogos decisivos em quase todas as competições possíveis.

Internacional x Bahia: final do Brasileirão 1988

O primeiro confronto decisivo entre os dois foi em 1988. Foram dois jogos da final do Brasileirão de 1988. O Bahia contava com a dupla de artilheiros Zé Carlos e Bobô. Evaristo de Macedo era o treinador. O Internacional tinha Taffarel no gol e Diego Aguirre (atual treinador) como atacante. A equipe era comandada por Abel Braga. A primeira final foi na Fonte Nova. O Inter abriu o placar com Leomir, mas viu o Tricolor virar com dois gols de Bobô. Além disso, o Colorado ainda teve o zagueiro Nenê expulso no final da partida. Placar final de 2 x 1 para os baianos.


Vídeos OneFootball


A segunda partida foi no Beira-Rio, com quase 80 mil torcedores. O Bahia chegou ao vestiário e se deparou com uma macumba na porta. O objetivo dela era dar o troco do jogo de ida. Os gaúchos acreditavam que a virada tinha sido conquistada dessa maneira pelos baianos. Isso não atrapalhou a preparação do time. Ainda assim, o Tricolor de Aço segurou o 0 x 0 e foi campeão Brasileiro pela primeira vez – já havia conquistado a Taça Brasil de 1959.

Quatro duelos Internacional x Bahia: Libertadores 1989

Anteriormente, a Copa Libertadores era diferente da atual. Só dois representantes de cada país disputavam a competição. Os representantes brasileiros eram os dois finalistas do Brasileirão anterior. Além disso, os dois times ficavam no mesmo grupo. A rivalidade do ano anterior foi levada para 1989. O grupo de Internacional e Bahia era tranquilo. Tinha dois adversários venezuelanos: Marítimo e Unión Táchira, atual Deportivo Táchira.

O primeiro jogo das equipes na Libertadores foram entre si. A partida foi no Beira-Rio. O Bahia venceu por 2 x 1. Os dois se reencontraram na 4ª rodada em Salvador. Vitória novamente dos baianos. Dessa vez por 1 x 0. O Bahia avançou em 1º no grupo com 10 pontos. O Inter avançou em 3º com cinco pontos. Teve o terceiro e o quarto duelo na competição. O caminho dos dois se cruzou nas quartas de final. Dessa vez o Colorado venceu por 1 x 0 em Porto Alegre e segurou um 0 x 0 na Bahia. Dessa forma, o herói da eliminatória foi Diego Aguirre.

Copa do Brasil 1994

Internacional e Bahia se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 1994. Como sempre uma eliminatória emocionante. Primeiro jogo no Beira-Rio terminou 1 x 0 para o Inter. A segunda partida na Fonte Nova foi espetacular. O Colorado vencia por 4 x 2 e viu o Tricolor de Aço virar para 5 x 4. Ou seja, por um gol o Bahia não avançou de fase.

Copa Sul-Americana 2014

Por fim, Internacional e Bahia se encontraram pela Copa Sul-Americana em 2014. Os dois times desfrutavam de seus novos estádios construídos para a Copa do Mundo. O encontro foi pela segunda fase quando os brasileiros se enfrentavam antes de jogar contra os times estrangeiros. O Beira-Rio foi palco do primeiro jogo. Vitória do Bahia por 2 x 0, com gols de Lucas Fonseca e Diego Macedo.

A Arena Fonte Nova recebeu o segundo jogo. Alex abriu o placar para o Internacional com seu chute de canhota de fora da área, que foi marca registrada do jogador. O atacante Henrique Almeida empatou para o Bahia no 2º tempo. A partida terminou 1 x 1, ou seja, o Tricolor de Aço avançou de fase.

Foto destaque: Divulgação/Ricardo Duarte/Internacional

Saiba mais sobre o veículo