Isak quebra jejum na Premier League e tenta não repetir flop de três décadas atrás no Liverpool | OneFootball

Isak quebra jejum na Premier League e tenta não repetir flop de três décadas atrás no Liverpool | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·01 de dezembro de 2025

Isak quebra jejum na Premier League e tenta não repetir flop de três décadas atrás no Liverpool

Imagem do artigo:Isak quebra jejum na Premier League e tenta não repetir flop de três décadas atrás no Liverpool

No verão de 1995, o Liverpool quebrou o recorde de transferências na Inglaterra com a contratação de Stan Collymore junto ao Nottingham Forest. Três décadas se passaram, e os Reds voltaram a abrir os cofres para uma contratação recorde, dessa vez tirando Alexander Isak do Newcastle. O novo atacante marcou pela primeira vez na Premier League pelo novo clube neste fim de semana, e tenta escrever uma história diferente em Anfield

Em um futebol de cifras bem menores na época, Collymore chegou por 8,5 milhões de libras ao Liverpool após uma temporada de 25 gols no Forest. O começo perfeito, com gol na estreia diante do Sheffield Wednesday, foi ofuscado por um longo jejum de gols. O atacante chegou a ficar 10 partidas sem balanças as redes e nos primeiros 15 jogos, foram apenas dois gols. 


Vídeos OneFootball


Em entrevista para a revista Four Four Two na época, Collymore foi sincero: "Eu não sei de nenhuma outra indústria onde gastam 8,5 milhões de libras em algo e então não têm nenhum plano, desde o primeiro dia, de como eles vão usá-lo". 

No período da seca de gols, o atacante chegou a ficar na reserva do time, com o veterano Ian Rush e o então prodígio Robbie Fowler entre as escolhas mais frequentes. 

Ao longo da temporada, Collymore conseguiu assumir a esperada titularidade e fez uma dupla de certo sucesso com Fowler, conseguindo 35 gols em 81 jogos pelos Reds em duas temporadas. Mas sua passagem em Anfield foi curta, já que logo acabou negociado pelo Aston Villa. E nunca mais superou os 10 gols em uma temporada na elite inglesa... 

O que falta para Isak?

Três décadas depois do caso de Collymore, o Liverpool voltou a quebrar o recorde de transferências na Inglaterra ao gastar 125 milhões de libras no atacante que marcou 27 gols na última temporada pelo Newcastle

Em comentários na época da negociação, Callymore chegou a dizer que Isak "não vale" os 125 milhões de libras. O ex-atacante dos Reds comentou depois que o sueco teria de se adaptar a um novo modelo de jogo, como ele fizera. 

Em termos de características de jogo, entretanto, Isak se encaixa bem dentro do modelo de Arne Slot, que claramente buscou no mercado atacantes de mobilidade, com capacidade de associação por dentro e ataque a profundidade, mas também capazes de entregar mais de 20 gols em uma temporada. 

Como Callymore pontuou, o Liverpool terá de propor mais o jogo do que o Newcastle, mas Isak consegue apresentar um jogo associativo que se adapta a esses momentos. 

A outra aposta, também com essas características, foi em Hugo Ekitiké, que viveu temporada de 22 gols no Eintracht Frankfurt. Ekitiké marcou nos três primeiros jogos em Anfield e soma 6 tentos em 19 partidas, 13 delas como titular. 

O fato de o francês ter chegado antes que Isak e participado da pré-temporada faz toda a diferença, como Slot já fez questão de deixar claro em coletiva.

"Sei que o Isak 100% em forma é um grande plus, mas para ele chegar lá, ele precisa somar minutos, onde você pode argumentar que outro jogador esteja na frente dele em termos físicos", pontuou. 

Isak se recusou a participar da pré-temporada com o Newcastle e só chegou em Liverpool no deadline day. Abaixo fisicamente dos companheiros, começou no fim da fila na luta por espaço, apesar dos altos valores investidos. 

Se Ekitiké tem 1120 minutos em campo na temporada pelos Reds, Isak soma 594. Nas primeiras 10 partidas, o sueco conseguiu apenas um gol, na Copa da Inglaterra. No final de semana, contra o West Ham, marcou pela primeira vez pelo clube na Premier League

O desempenho na seleção sueca não foi melhor e a não classificação para a Copa do Mundo de forma direta, com campanha de lanterna do grupo, fez com que vários jogadores sofressem ameaças. Isak chegou a comprar um Dobermann para fazer a segurança em sua casa.  

Se Collymore, apesar de ter tido vida relativamente curta em Anfield, conseguiu se adaptar ao Liverpool e fazer bons jogos com Fowler, Isak tem ainda mais atributos para encaixar no modelo de jogo de Slot e ser um case de sucesso no clube. O gol em Londres pode ser um pontapé inicial para o jogador recuperar a confiança e começar a ganhar mais minutos em campo. 

Saiba mais sobre o veículo