Zerozero
·22 de novembro de 2025
<i>Simples e eficaz</i>

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·22 de novembro de 2025

O Sporting recebeu e bateu o Marinhense por 3-0, num jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal, confirmando assim a passagem aos oitavos de final da prova rainha. Não foi uma exibição marcada por jogadas geniais dos pupilos de Rui Borges, mas em nenhum momento o conjunto leonino esteve em perigo de obter um resultado que não fosse um triunfo. Uma prestação simples e eficaz.
O Sporting entrou no jogo muito controlador e seguro, ficando claro que ia assumir as rédeas da partida desde o apito inicial. O Marinhense apresentou-se numa tática entre o 5x3x2 e o 5x4x1, colocando muitos jogadores em zonas recuadas no momento defensivo. A turma de Alvalade teve dificuldades em quebrar o bloco defensivo adversário nos primeiros suspiros, mas os avançados leoninos não tiraram o pé do acelerador e foram beneficiados.
Francisco Trincão garantiu um bis na primeira parte, marcando aos 29 e 37 minutos. Primeiro, com um desvio de cabeça após cruzamento de Salvador Blopa. Já o segundo tento foi um autêntico golaço - um tiro do meio da rua. Fora da área, o internacional português orientou a bola e encheu o pé esquerdo, colocando-a no canto superior esquerdo da baliza. O resultado poderia ser mais impressionante ao intervalo, mas Ohoulo Framelin esteve muito atento e negou um par de golos.
Nota ainda para um golo de Rodrigo Ribeiro, que foi anulado pelo árbitro da partida. Ricardo Baixinho considerou que o jovem avançado estava em posição irregular.
A tendência do jogo não mudou na segunda metade, sendo que a turma de Alvalade continuou com mais posse de bola e instalada no meio-campo adversário, embora com um jogo mais lento e previsível. No entanto, as ações foram sempre muito bem executadas, permitindo que o volume de ocasiões perigosas não baixasse - o que diminuiu foi a eficácia.
Os leões começaram a gerir esforços, pois o resultado já era favorável e suficiente para a passagem, mas ainda houve tempo para um golo made in banco de suplentes. Quenda e Luis Suárez, que entraram no decorrer da segunda metade, foram os arquitetos do terceiro e último tento da partida. O jovem ala do Sporting recebeu uma bola no corredor esquerdo e colocou um passe a rasgar a linha defensiva do Marinhense, sendo que o colombiano só teve de encostar para o alvo.
A partir do minuto 86, a formação forasteira ficou reduzida a 10 homens. Brahima Diallo apresentou nítidas dificuldades físicas e teve de sair do terreno de jogo. A equipa da Marinha Grande não tinha mais substituições e terminou o encontro em desvantagem numérica.
Uma vitória leonina convincente e sem espinhas. O próximo compromisso do conjunto de Alvalade vai ser um embate contra o Club Brugge, a contar para a Champions League. O Marinhense cai na casa do campeão nacional, depois de ter eliminado um emblema de um escalão superior - fizeram os possíveis, mas confirmou-se o favoritismo do emblema lisboeta. Mais um bom jogo da mítica Taça de Portugal.
Francisco Trincão (Sporting): Bisou na partida e foi o motor ofensivo dos leões. Muita iniciativa e uma tomada de decisão coerente e acertada. Bom jogo.
Ohoulo Framelin (Marinhense): Apesar dos quatro golos sofridos, acaba por ser um dos melhores jogadores do Marinhense. Fez várias defesas complicadas e o resultado não foi mais dilatado, porque esteve a um bom nível.
Luis Suárez (Sporting): O avançado entrou no decorrer da partida e mesmo com o tempo de jogo reduzido conseguiu garantir um tento. Apareceu no sítio certo à hora certa - um movimento típico de ponta de lança.
Nada a apontar a Ricardo Baixinho. Uma prestação sólida e segura.

Onze do Sporting:
João Virgínia, Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Ricardo Mangas, Giorgi Kochorashvili, Hidemasa Morita, Salvador Blopa, Francisco Trincão, Rodrigo Ribeiro, Alisson Santos

Onze do Marinhense:
Ohoulo Framelin, Luiz Neto, Rafael Gomes, Brahima Diallo, Cristiano Abreu, Gonçalo Batalha, Filipe Oliveira, Ricardo Matias, Ryan Omrani, Dedé, João Vieira
1':

Começou a partida
7':

Sporting: Rodrigo Ribeiro
recebeu um cruzamento de Alisson e desviou a bola na direção da baliza. O guardião do Marinhense não teve problemas em defender a bola.
11':

Sporting: Francisco Trincão
rematou, dentro da área, e o guardião adversário negou o golo, mesmo que não tenha conseguido segurar a bola.
16':

Sporting: Rodrigo Ribeiro
apareceu no meio da área e rematou. O guardião adversário fez uma grande mancha e negou o golo.
16':

Sporting: Georgios Vagiannidis
cabeceou, na sequência do canto, mas a bola passou por cima da baliza.
19':

O Sporting está a rondar bastante a baliza do Marinhense, mas, apesar de estar a rematar, não está a conseguir marcar.
20':

Sporting: Rodrigo Ribeiro
trabalhou muito bem na área e rodou sobre dois adversários. Rematou, mas a bola foi à figura. Fica o aviso!
29':

GOLO Sporting! Francisco Trincão marca
Francisco Trincão marca o seu 1º golo na prova (2 jogos) Francisco Trincão marcou o seu 40º golo na equipa (172 jogos)
Salvador Blopa combinou com um colega e seguiu até ao limite do campo - cruzou junto da linha final. Francisco Trincão fez um movimento incisivo para o coração da área e, de cabeça, desviou a bola para o fundo das redes da baliza do Marinhense.
34':

Sporting: Kochorashvili e Rodrigo Ribeiro
tentaram a sua sorte, mas a bola acabou fora das quatro linhas.
37':

GOLO Sporting! Francisco Trincão marca
Francisco Trincão marca o seu 2º golo na prova (2 jogos) Francisco Trincão marcou o seu 41º golo na equipa (172 jogos)
Eduardo Quaresma fez um passe vertical na direção de Trincão. O internacional A português recebeu, virou e encheu o pé esquerdo, fora de área. A bola foi diretamente para o canto superior direito - zero hipóteses de defesa.
39':

Marinhense: Filipe Oliveira
investiu pelo centro do terreno e armou remate. A passou longe da baliza.
41':

Sporting: Rodrigo Ribeiro
desviou a bola de calcanhar, mas embateu num defesa. Canto para o Sporting.
42':

Alisson Santos (Sporting) remata à barra!!!
O extremo aproveitou uma bola perdida na quina da área e encheu o pé direito. O remate violento esbarrou mesmo no centro da barra.
42':

Sporting: Salvador Blopa
também rematou, na sequência do lance de Alisson, mas a bola passou ao lado do alvo.
45':

O Sporting marcou outro golo, cortesia de Rodrigo Ribeiro, mas o árbitro assinalou fora de jogo.
45 +1':

Marinhense: Ricardo Matias
rematou do meio da rua. João Virgínia foi ao chão e negou o golo.
45 +3':

Sporting: Rodrigo Ribeiro
rematou no coração da área. O guardião do Marinhense esticou-se e fez uma grande intervenção.
45 +4':

Sporting: Giorgi Kochorashvili
rematou em arco, sendo que a bola embateu num adversário e saiu pela linha final.
46':

O Sporting está por cima na partida - não há dúvidas. O Marinhense encontra-se com um bloco defensivo muito recuado e está a apostar nas transições ofensivas. Os visitantes já conseguiram criar perigo por duas vezes, oportunidades sempre controladas pelos leões. Não está a ser uma exibição brilhante dos pupilos de Rui Borges, mas não está a dar margens para existir outro resultado que não seja a vitória leonina.
48':

Sporting: Alisson Santos
encheu o pé esquerdo no coração da área e fez um grande remate. Ohoulo Framelin fez uma defesa incrível!
55':

O Sporting está instalado no meio-campo adversário, mas não está a conseguir finalizar.
57':

Marinhense: Rayan Santos
aproveito um erro da defesa leonina e conduziu a bola para junto da área adversária. Rematou para o canto inferior esquerdo. João Virgínia esticou-se e completou a defesa.
59':

Sporting: Ohoulo Framelin tentou limpar e a bola bateu em Rodrigo Ribeiro
. O esférico passou mesmo a rasar o poste da baliza do Marinhense.
74':

Sporting: Matheus Reis e Morita
tentaram marcar, mas o esférico só parou na bancada.
81':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 1º golo na prova (2 jogos) Luis Suárez marcou o seu 9º golo na equipa (18 jogos)
Quenda recebeu a bola no corredor esquerdo, temporizou e colocou um passe na profundidade. Luis Suárez fez um movimento para o interior da área e com um único toque - com o pé direito - enviou a bola para o fundo das redes.
87':

O Marinhense está reduzido a 10 homens, pois não tem mais substituições e Diallo não está em condições de jogar.
90 +2':

Sporting: Luis Suárez
cabeceou no meio da área, mas a bola passou por cima do alvo.
90 +5':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Francisco Trincão (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo.
90 +5':

Jogo simples e eficaz do Sporting, sem dar margens para uma surpresa. Os pupilos de Rui Borges apresentaram-se a um bom nível e acabam por ter uma prestação convincente. O Marinhense bem tentou, mas não conseguiu criar grandes problemas aos leões.
Ao vivo


Ao vivo







































