Jogada10
·31 de março de 2026
Itália é eliminada pela Bósnia nos pênaltis e, novamente, está fora da Copa

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·31 de março de 2026

O drama da Itália em relação à Copa do Mundo parece não ter fim: desta vez, a Bósnia foi a sua algoz. Nesta terça-feira, 31/3, na rodada decisiva da repescagem da Europa, a Azzurra foi até o Estádio Bilino Polje, em Zenica, sonhando em acabar com a maldição das eliminações. Não deu. Afinal, caiu nos pênaltis por 4 a 1, após 1 a 1 no tempo normal e prorrogação. Nas penalidades, a Bósnia acertou suas quatro cobranças. Para a Italia Esposito isolou uma e Cristante acertou a outra no travessão.
Neste jogo fora de casa e sempre pressionada, a Itália saiu na frente, gol Moise Kean. Mas o sufoco aumentou ainda mais: o time teve de jogar com um a menos desde os 41 minutos do primeiro tempo e, no segundo tempo, aos 33 minutos, viu Tabakovic empatar, deixando o jogo em 1 a 1, que só seria definido nos pênaltis, após a prorrogação. Deu Bósnia.
Para a Itália, uma das maiores potências do futebol mundial e quatro vezes campeã do mundo, a decepção é histórica: pela terceira vez consecutiva, não estará na Copa do Mundo,já que caiu em 2018 e em 2022. Um golpe que aumenta a decepção para sua torcida. Mas a Bósnia, que passou a ter seleção nacional quando se desvinculou da antiga Iugoslávia nos anos 90, jogou apenas uma Copa, em 2014. Vai para o seu segundo Mundial. Assim, vai integrar o Grupo B. Jogará contra Canadá (dia 12, em Toronto), Suíça (dia 18, em Los Angeles) e Catar (dia 24, em Seattle).
O estádio não estava com lotação máxima. A seleção local recebeu punição por racismo de sua torcida em jogo contra a Romênia. Por isso, apenas 9 mil ingressos foram colocados à venda. Os bósnios começaram com maior volume ofensivo. Assim, construíram as três primeiras finalizações. Contudo, a Itália, que jogava de maneira irregular e nervosa, ganhou um presente aos 14minutos. O goleiro Vasilij recebeu uma recuada e, ao tentar o passe, deu a bola no pé de Barella. O apoiador recebeu perto da área e tocou para Moise Kean. O atacante apareceu em velocidade e bateu com força, no canto esquerdo do goleiro bósnio, pelo alto. Assim, Itália 1 a 0.
Com a desvantagem, a Bósnia, que já dominava o meio de campo, passou a jogar o tempo inteiro na intermediária italiana. Com isso, os visitantes passaram a apostar em raríssimos contra-ataques. Os bósnios quase empataram aos 19, quando Muharemovic chutou da entrada da área para defesa excelente de Donnarumma.

O árbitro Clèment Turpin mostra o vermelho para Bastoni, aos 41 do 1ºtempo após falta em Memic. Foto: Getty Images/Getty Images
Para aumentar o drama italiano, aos 41 minutos, após a Bósnia recuperar a bola num tiro de meta de Donnarumma, Demirović entrou livre na área, e Bastoni cometeu falta por trás: vermelho direto, e a Azzurra ficou com dez jogadores. Sem opções, Gattuso ainda precisou tirar um dos dois atacantes (Retegui) para colocar o zagueiro Gatti e reforçar a defesa. Drama pouco é bobagem. Para ilustrar o domínio, no primeiro tempo a Bósnia deu 13 finalizações, os italianos apenas o gol e mais um lance sem perigo.
Para o segundo tempo, o técnico italiano tirou Politano, ala pela direita que foi facilmente envolvido no primeiro tempo, dando lugar à entrada de Palestra. Já a Bósnia voltou com um time ainda mais ofensivo, e fez pressão total nos primeiros dez minutos. A Azzurra teve dificuldade para passar pelo meio-campo. Antes dos dez minutos, os Bósnios deram quatro chutes, um deles de Alejbegovic (um dos que entraram no intervalo) para grande defesa de Donnarumma.
Aos 14 minutos, um erro de posicionamento da Bósnia deu a chance para Moise Kean roubar a bola quase na área adversária. Ele partiu em desabalada carreira, ganhando velocidade da marcação. Mas, quando tinha tudo para marcar, bateu com força por cima do gol, tentando encobrir Vasilij, que saiu para fechar os espaços. Enfim, chance claríssima que poderia ter definido o jogo para a Itália.
O curioso foi que, a partir dos 20 minutos, a Itália conseguiu equilibrar um pouco mais o jogo, chegou com perigo com Politano e parecia estar encontrando seu melhor momento da partida. Mas foi exatamente aí que a Bósnia empatou. Aos 33, Dedic avançou pelo lado direito e cruzou. Džeko cabeceou para a defesa parcial de Donnarumma. Mas Tabakociv (outro que saiu do banco) empurrou para o gol, deixando tudo igual.
Como se esperava, o jogo foi bem mais preso no meio de campo no tempo-extra. Mas a Itália foi melhor no primeiro tempo e quase marcou em uma cabeçada de Esposito, que Vasilj salvou. No segundo tempo da prorrogação, os cuidados defensivos foram ainda maiores, com os times receosos de levar um gol que seria fatal. O jogo seguiu até os pênaltis.
Para a Bósnia: Tahirovic, Tabakovic, Alajbegovic e Bajraktarevic marcaram Para a Itália: Tonali marcou; Esposito isolou e Cristante mandou na trave
Final da repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2026 Data: 31/3/2026 Local: Estádio Bilino Polje, Zenica (BIH) Gols: Kean, 14’/1ºT (0-1); Tabakovic, 33’/2ºT (1-1) BÓSNIA: Vasilj; Dedic, Muharemovic, Katic e Kolasinac(Alajbegovic, Intervalo); Memic (Burnik, 25’/2ºT), Sunjic (Tahirovic, Intervalo), Basic(Tabakovic, 25’/2ºT) e Bajraktarevic; Demirovic (Hadziahmetovic, 10’/2ºT da prorrogação) e Dzeko. Técnico: Sergej Barbarez. ITÁLIA: Donnarumma; Mancini, Bastoni e Calafiori; Politano (Palestra, Intervalo), Barella (Frattesi,36’/2ºT), Locatelli (Cristante, 25’/2ºT), Tonali e Dimarco (Spinazolla, início da prorrogação); Kean (Esposito,25’/1ºT) e Retegui (Gatti, 43’/1ºT). Técnico: Gennaro Gattuso. Árbitro: Clément Turpin (FRA). Auxiliares: Nicolas Danos e Benjamin Pagès (FRA) VAR: Jérôme Brisard (FRA) Cartões amarelos: Tahirovic. Murahemovic, Katic, Vasilj (BIH); Donnarumma, Gattuso, Frattesi (ITA) Cartão vermelho: Bastoni, (ITA, 41’/1ºT)









































