Italianos estreiam sem vitórias, mas Napoli arranca bom resultado na Europa League | OneFootball

Italianos estreiam sem vitórias, mas Napoli arranca bom resultado na Europa League | OneFootball

Icon: Calciopédia

Calciopédia

·17 de setembro de 2021

Italianos estreiam sem vitórias, mas Napoli arranca bom resultado na Europa League

Imagem do artigo:Italianos estreiam sem vitórias, mas Napoli arranca bom resultado na Europa League

Nesta quinta-feira, 16 de setembro, a Europa League começou para as equipes italianas. Jogando fora de casa, a Lazio fez um jogo pouquíssimo movimentado contra o Galatasaray e saiu de campo derrotada – de um jeito patético, diga-se de passagem. Com o empate no outro confronto do Grupo E, entre Marseille e Lokomotiv Moscou, a equipe romana segura a lanterna. Já no Grupo C, Leicester e Napoli fizeram um jogo cheio de emoções, que acabou empatado por 2 a 2. A doppietta de Osimhen deixou os azzurri na segunda posição da chave.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Leicester 2-2 Napoli

O duelo entre os dois elencos mais valiosos da Liga Europa correspondeu às expectativas, já que Napoli e Leicester fizeram um jogo de alto nível na Inglaterra. Mesmo após ver as raposas abrirem 2 a 0, o time italiano reagiu na reta final, sob o comando de Osimhen. Os comandados de Spalletti até criaram o suficiente para vencerem, mas voltam para a Campânia com um ponto importante na bagagem.


Vídeos OneFootball


O Leicester aplicou bastante intensidade logo no início do jogo e abriu o marcador aos 9 minutos. O gol saiu em uma jogada de bola aérea, com Pérez se inserindo na área e aproveitando o espaço vazio nas costas de Di Lorenzo. Mesmo em desvantagem, o Napoli não se abateu e se lançou para o ataque, procurando buracos no sistema defensivo inglês para criar perigo.

As chances foram aparecendo, primeiro com falta próxima à meia-lua, que Insigne acabou mandando por cima. Minutos depois, foi a vez de Malcuit concluir com perigo e, mais tarde o mesmo lateral francês cruzou na cabeça de Lozano, que exigiu bastante de Schmeichel. O Napoli ainda teve finalizações bloqueadas – como a de Zielinski, na pequena área – e chutes para fora, totalizando 15 finalizações no primeiro tempo.

Na volta do vestiário, o jogo ganhou ainda mais emoções. Os italianos mantiveram a postura e continuaram martelando, mas tomaram um balde de água fria quando Daka dobrou a vantagem do Leicester. Para a sorte do azzurri, a ação do zambiano foi anulada pelo VAR, que encontrou um impedimento milimétrico. Porém, apenas cinco minutos mais tarde, Barnes levou a melhor no mano a mano com Malcuit e estufou a rede de Ospina.

A resposta do Napoli veio subitamente. Depois de tantas tentativas, a defesa do Leicester enfim foi vazada, graças a uma linda jogada coletiva que terminou com toque de cobertura de Osimhen. Os napolitanos cresceram na partida e teriam 20 minutos pela frente para tentar igualar o marcador e fazer jus ao que haviam produzido de volume de jogo, principalmente na etapa inicial.

Dali em diante, o Leicester ficou acuado e se limitou a segurar o resultado, enquanto o Napoli tinha o psicológico a seu favor e pressionou até empatar. Na reta final, aos 86 minutos de jogo, o Napoli conseguiu igualar o marcador, após Politano cruzar na cabeça de Osimhen, que subiu mais alto do que Soyüncü e testou para o fundo das redes, coroando sua diligente atuação com uma importante doppietta.

Para os azzurri, ficou o gosto de que a vitória poderia ter sido alcançada, pelo volume de jogo e o nível de competição mostrado ante o time de Rodgers. No entanto, o empate fora de casa contra o ótimo Leicester não é de se jogar fora. Agora, os partenopei se preparam para receber o Spartak Moscou, na expectativa de conseguir a primeira vitória na competição. Na lanterna do Grupo C, Os russos estrearam com derrota por 1 a 0 para o Legia Varsóvia, líder.

Imagem do artigo:Italianos estreiam sem vitórias, mas Napoli arranca bom resultado na Europa League

Erro grotesco do goleiro Strakosha deu a vitória ao Galatasaray sobre a Lazio (imago)

Galatasaray 1-0 Lazio

Um começo com o pé esquerdo para os comandados de Sarri. A Lazio apresentou um péssimo futebol na Turquia e, mesmo assim, só saiu derrotada porque tropeçou nas próprias pernas: o gol da vitória dos aurirrubros saiu em uma lambança surreal de Strakosha.

Ainda que o futebol turco como um todo esteja em baixa, o Galatasaray tem uma camisa pesada, e jogar na Türk Telekom diante de torcida costuma ser hostil para qualquer um. No entanto, o time de Istambul não apresentou um futebol de encher os olhos e, até o momento do gol, parecia se contentar com o 0 a 0.

O início da partida talvez tenha sido o melhor período de todos os 90 minutos. A Lazio começou levando mais perigo, explorando bastante as laterais do campo, pela esquerda, com um Zaccagni participativo – do outro lado, Lazzari se projetava e dialogava com Felipe Anderson. Os visitantes se propuseram a jogar em bloco alto, pressionando a saída de bola adversária, porém a estratégia foi mal executada e não trouxe problemas para os defensores do Galatasaray na hora de progredir para o ataque e realizar as transições.

Os turcos logo igualaram a partida e assustaram a defesa da Lazio quando, aos 23 minutos, Morutan recebeu na entrada da área e acertou um míssil no travessão. Em seguida, o jogo esfriou e o time de Istambul ficou mais tempo com a bola, o que é incomum para quem enfrenta uma equipe dirigida por Sarri. Esta posse, porém, foi inofensiva. As equipes desceram para o vestiário com 11 finalizações totais e nenhuma na direção das metas de Muslera e Strakosha.

No segundo tempo, o panorama não mudou e o duelo continuou sonolento, com muitos erros simples e dificuldade dos dois times para criar jogadas de perigo. Isso explica a péssima partida de Immobile e a troca feita por Sarri: pensando em mudar o plano de jogo, o técnico não hesitou em tirar a estrela do time e colocar Muriqi, familiarizado com o futebol turco, em campo. O treinador também lançou mão de Milinkovic-Savic, Pedro e Basic para tentar algo diferente, mas nenhum deles agregou muito.

No minuto 67, o seguinte às alterações, o lance escalafobético que decidiu a peleja tomou corpo. Após um cruzamento inofensivo à área, Lazzari deu um balão e Strakosha, na hora de decidir o que fazer com a bola que descia, entrou em parafuso, mandando a esfera para a própria rede, em um lance extremamente esquisito e difícil até de ser explicado – veja com seus próprios olhos. O fato é que o albanês foi o protagonista do primeiro gol contra da Lazio em 71 partidas de Liga Europa.

O lance abalou não só o goleiro, mas alguns de seus companheiros, que produziram ainda menos no decorrer da partida. Dali em diante, a Lazio não encontrou poder de reação e o Galatasaray, por sua vez, ficou confortável com a vantagem no placar, que soube administrar até o apito final. Na próxima rodada do Grupo E, os celestes recebem o Lokomotiv Moscou. Antes disso, porém, Sarri terá três duelos pela Serie A, incluindo um Derby della Capitale.

Saiba mais sobre o veículo