Iturralde González analisa escândalo no Santa Clara – Sporting: "Vi a jogada 30 vezes" | OneFootball

Iturralde González analisa escândalo no Santa Clara – Sporting: "Vi a jogada 30 vezes" | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·19 de dezembro de 2025

Iturralde González analisa escândalo no Santa Clara – Sporting: "Vi a jogada 30 vezes"

Imagem do artigo:Iturralde González analisa escândalo no Santa Clara – Sporting: "Vi a jogada 30 vezes"

Iturralde González não tem qualquer dúvida de que a decisão de João Pinheiro e do VAR em assinalar grande penalidade favorável por falta sobre Morten Hjulmand no Santa Clara – Sporting foi errada. O antigo árbitro internacional espanhol, em declarações ao jornal Record, analisou o lance ao detalhe.

“Vi a jogada 20 ou 30 vezes. Não é suficiente para se assinalar penálti”

Vi a jogada 20, 30 vezes e [Tiago Duarte] põe a mão na cara ao saltar, mas creio que [Hjulmand] se atira. Quando [o jogador do Santa Clara] coloca a mão na cara, passa um segundo, [o jogador do Sporting] apercebe-se do contacto e deixa-se cair, mas não é suficiente para se assinalar penálti”, começou por afirmar Iturralde González.


Vídeos OneFootball


Não é das jogadas em que se é atingido e se cai de imediato. Ação e reação como dizem os árbitros. Não é uma jogada de ação/reação, não é uma jogada em que se atinge e se derrube. Não é uma jogada de VAR, uma jogada de penálti claro, óbvio e manifesto", acrescentou o antigo árbitro internacional espanhol.

“Vi mais uma simulação do que um golpe”

"Há outro aspeto a ter em conta. A bola não vai para esse jogador [Hjulmand], mas para outro. Se [João Pinheiro] assinala penálti, devia ter expulsado o jogador [Tiago Duarte] por conduta violenta. Se assinala penálti, é porque viu uma agressão. E se a bola vai para outro lado do campo, então estamos a falar de conduta violenta. Mas vi mais uma simulação do que um golpe”, finalizou Iturralde González.

Saiba mais sobre o veículo