PL Brasil
·20 de agosto de 2021
In partnership with
Yahoo sportsPL Brasil
·20 de agosto de 2021
James Ward Prowse é um jogador profissional inglês, que defende as cores do Southampton FC, da Inglaterra. Primeiramente, o jogador nasceu em Portsmouth, no dia 1 de novembro de 1994. Em resumo, o atleta começou a praticar futebol com oito anos de idade.
Em 2003, com apenas oito anos, James iniciou a trajetória no futebol. Assim, o Southampton, time tradicional na Terra da Rainha, abriu as portas para o jovem. Portanto, o jogador fez toda a base nos Saints. Durante as categorias de base, o meio-campista não recebeu nenhuma proposta no mercado da bola. Assim, o clube percebeu que poderia ter uma joia durante um longo tempo.
Após um tempo no juvenil, Prowse movimentou o mercado de transferências e aceitou ir para o FC Southampton U18. No sub-18, o inglês mostrou grande habilidade, boa visão de jogo e um poder de liderança muito interessante. Contudo, em menos de um ano, James recebeu uma chance no profissional.
Naquela ocasião, na Copa da Liga Inglesa, James Ward Prowse teve a primeira oportunidade. O jogo foi diante do Crystal Palace Football Club. O então treinador, Nigel Adkins, gostou da atuação e ficou de olho na jovem promessa. Dessa maneira, logo no segundo jogo como profissional, o inglês marcou o primeiro gol. A partida aconteceu contra o Coventry City, na FA Cup.
Por fim, estreou na Premier League com apenas 17 anos, contra o Manchester City. No mercado da bola, alguns clubes de divisões inferiores mostraram interesse em adquirir o meio-campista por empréstimo. Porém, esses rumores não se concretizaram. Então, o atleta assinou um novo contrato com o Southampton.
Antes de mais, na primeira temporada como profissional, James esteve, na maioria das vezes, no banco de reservas. Entretanto, recebeu algumas oportunidades. Dessa forma, foram 26 jogos e uma assistência. Com isso, ganhou o prêmio de melhor jogador jovem do elenco daquela temporada.
Atuando como meia-central, o atleta ganhou muitos elogios da mídia. Assim, isso fez com que alguns rumores aparecessem. Liverpool, Manchester United e alguns times da EFL Championship mostram interesse na compra do jogador. James, mesmo sendo jovem, tinha um valor no mercado da bola muito grande.
Na temporada 2013/14, após os rumores desaparecem, Ward teve total foco no Southampton. Com Mauricio Pochettino, o inglês jogou na meia-direita. Foram 39 partidas e três assistências. O primeiro gol na Premier League aconteceu em 2015. Naquela ocasião, balançou as redes diante do Hull City.
Entretanto, a temporada 2016/17 foi uma das melhores do jogador. Antes de começar, no mercado de transferências, havia a oportunidade de Ward trocar de clube. Afinal, James estava se destacando, onde, inclusive, tornou-se capitão da Inglaterra no Campeonato da Europa Sub-21, em 2017. Além disso, virou um homem de confiança para o time e jogava em diversas posições.
Em todo mercado da bola, James Ward Prowse tinha o nome ligado ao outros times dentro e fora da Premier League. Mas o jogador mostrou lealdade e amor ao Southampton e escolheu não sair no mercado de transferências. Então, a temporada de 2017/18 começou, mas o rendimento foi abaixo do esperado.
Assim, após seis rodadas como titular, o camisa 16 não foi relacionado em três confrontos. Portanto, logo em seguida, James foi para o time B, onde disputou a Premier League B. Disputou duas partidas e já voltou para o profissional. Dessa forma, mesmo com baixo rendimento, Ward recebeu o voto de confiança da diretoria e continuou na equipe. Contudo, mesmo com alguns problemas, o camisa 16, no dia 7 de abril de 2018, completou 200 partidas com a camisa do Southampton.
Naquele tempo, o atleta tinha um valor no mercado de transferências em torno de 20 milhões de euros. A temporada 2018/19 começou diferente para o jogador. Ward começou a atuar mais perto do gol adversário. Assim, tornou-se o maestro da equipe e criou as principais oportunidades nos jogos. O primeiro tento na época foi diante do Leicester City FC, gol deu a vitória para os Saints. Por fim, foram 29 confrontos e sete gols.
Após grande tempo nos Saints, James tornou se capitão da equipe em algumas partidas. Foram 12 confrontos com a braçadeira. Assim, recebeu ainda mais respeito e carinho da torcida. Atualmente, o atleta é um dos símbolos dos torcedores. Além disso, vem jogando muito bem.
Uma curiosidade: na temporada 2020/21, o meio-campista atuou em todas as partidas e todos os 90 minutos na Premier League. Ou seja, não se machucou, não ficou no banco e não foi substituído. Atualmente, o valor no mercado da bola é de 30 milhões de euros. Em resumo, são 335 com camisa do Southampton, 35 gols e 42 assistências. Recebeu apenas um cartão vermelho, que foi em 2014/15.
Em resumo, James passou por todas as categorias de base da Inglaterra. Foi também capitão da equipe. Em 2017, com o técnico Gareth Southgate, o inglês recebeu a primeira oportunidade no profissional. Naquela ocasião, a seleção enfrentou a Alemanha e perdeu de 1 x 0. Ao todo, são oito jogos e um gol marcado. A última convocação aconteceu em junho de 2021.