SportsEye
·04 de agosto de 2025
Jardim dispara: Mineirão não está à altura do Cruzeiro

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·04 de agosto de 2025
Após a vitória do Cruzeiro sobre o Botafogo no Nilton Santos, Leonardo Jardim aproveitou a coletiva para abordar um tema recorrente na temporada: as condições do gramado do Mineirão. Segundo o próprio técnico, em entrevista ao Globo, o campo do estádio não tem apresentado a qualidade exigida para uma equipe do porte do Cruzeiro. “O Mineirão, e isto é uma crítica, o gramado não tem estado em condições. Nós esperamos que um clube grande como o Cruzeiro tenha um gramado melhor”, afirmou Jardim, lembrando que uma boa superfície vai além de maximizar as chances de vitória — é fundamental para o desenvolvimento do trabalho e o estilo de jogo da equipe.
O treinador português, que pela primeira vez comandou o time em um gramado sintético neste Brasileirão, destacou a diferença que um campo bem cuidado pode fazer ao longo do campeonato. Em sua avaliação, fatores estruturais, como um gramado de nível superior, são indispensáveis para viabilizar as propostas de treino e para que os atletas possam desempenhar seu melhor futebol.
Procurada para comentar as declarações, a Minas Arena, gestora do Mineirão, reiterou em nota oficial que o gramado segue monitoramento contínuo com base em critérios técnicos e “em linha com os parâmetros oficiais e as melhores práticas”. A administradora explicou que o estádio utiliza, atualmente, a grama bermuda celebration, certificada pela Fifa, mas que, no inverno, a espécie passa por hibernação devido à baixa temperatura e menor incidência de sol. Para contornar o processo, é feito o “overseeding” com ryegrass, variedade adaptada ao clima frio, além de aplicação de fertilizantes, hormônios e reparos semanais.
O processo de renovação do contrato entre Cruzeiro e Minas Arena também entrou em pauta. De acordo com o vice-presidente do clube, Pedro Junio, as conversas estão avançadas, mas o objetivo da diretoria é melhorar as condições atuais do acordo, especialmente em termos de retorno financeiro e estrutura oferecida. O compromisso vigente se encerra no fim deste ano e as partes negociam para que um novo pacto seja anunciado ainda no segundo semestre.
A relação histórica entre o Cruzeiro e o Mineirão, considerada simbólica por torcedores e dirigentes, não diminui o tom das exigências pela melhoria do gramado — especialmente em um momento em que a qualidade de jogo é discutida em todo o futebol brasileiro. Para Jardim, a resposta precisa ir além de paliativos, garantindo a todos os envolvidos do elenco celeste as melhores condições possíveis para buscar seus objetivos na temporada.
Fonte: Globo
Photo by Buda Mendes/Getty Images