Esporte News Mundo
·28 de novembro de 2025
Javier Milei decide boicotar presença da Argentina na Copa do Mundo 2026; entenda

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·28 de novembro de 2025

O presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou que não participará do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, programado para a próxima sexta-feira (5 de dezembro), em Washington, nos Estados Unidos.
Embora não haja um comunicado oficial explicando os motivos, veículos argentinos indicam que desentendimentos com Claudio Tapia, presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), estariam por trás da decisão.
Milei mantém uma relação próxima com o ex-presidente norte-americano Donald Trump, e a expectativa era de um novo encontro entre os dois durante o evento. A presença do presidente argentino também era interpretada como um símbolo de prestígio para o sorteio, especialmente por a Argentina ser a atual campeã mundial.
Na noite desta quinta-feira (27), Manuel Adorni, chefe de gabinete de Milei, utilizou o perfil oficial no “X” para informar que o presidente não viajará aos Estados Unidos para o evento.
O presidente da Argentina, Javier Milei, tem uma histórica relação conturbada com Claudio “Chiqui” Tapia, presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA). Especialistas apontam que essas desavenças podem ter influenciado sua decisão de não participar do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, marcado para 5 de dezembro em Washington.
Em junho deste ano, Milei publicou críticas à gestão da AFA, especialmente após a eliminação precoce de River Plate e Boca Juniors na fase inicial do Mundial de Clubes. O episódio marcou mais um capítulo da tensão entre o governo argentino e a entidade que administra o futebol nacional.
— Nem River, nem Boca. Nenhum argentino [avançou] no Mundial de Clubes. O Brasil foi com quatro times, todos os quatro avançaram. Até quando vamos ficar apontando o fracasso do modelo Chiqui Tapia? — disse Milei.
Ao vivo









































