Papo na Colina
·30 de janeiro de 2026
Jean David faz acusação gravíssima envolvendo o Vasco; clube solta nota oficial

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·30 de janeiro de 2026

O ex-jogador do Vasco Jean David, atualmente no Deportes Limache, do Chile, fez graves acusações envolvendo sua passagem pelo clube carioca. Em entrevista ao jornal chileno La Tercera, o atacante afirmou ter sido vítima de tentativa de suborno por parte de intermediários ligados à negociação para que tivesse mais minutos em campo com a camisa cruzmaltina.
Segundo o jogador, ele chegou a pagar uma porcentagem para encerrar o assunto, mas mesmo assim sofreu ameaças. Para Jean David, esse tipo de prática pode ajudar a explicar as dificuldades esportivas enfrentadas pelo Vasco nos últimos anos.
Jean David foi contratado pelo Vasco em agosto de 2024, por cerca de US$ 1,5 milhão (aproximadamente R$ 8,5 milhões na cotação da época), após passagem pelo Toluca, do México. A expectativa era de que o atacante fosse uma peça importante no elenco, mas sua trajetória no clube ficou marcada pela falta de sequência.
O chileno atuou em apenas 15 partidas com a camisa do Vasco e não teve participações diretas em gols. Seu último jogo pelo clube aconteceu no dia 15 de abril, na derrota por 2 a 1 para o Ceará, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Jean David permaneceu um longo período sem ser utilizado até rescindir contrato em dezembro de 2025.

Jean David, do Vasco, contra o Maricá — Foto: Dikran Sahagian/Vasco
Na entrevista, Jean David relatou que, após sua chegada ao Rio de Janeiro, um intermediário passou a exigir o pagamento de uma comissão não prevista em contrato. O jogador afirmou que foi informado de que, caso não efetuasse o pagamento, poderia ter problemas em sua carreira e dificuldades para atuar.
“Aconteceram algumas coisas e percebi que pessoas dos dois clubes estavam envolvidas. Outros jogadores do Vasco me disseram a mesma coisa: eles foram ameaçados de que, se não pagassem a comissão, não jogariam. Talvez seja por isso que o Vasco luta contra o rebaixamento há tanto tempo”, declarou o atacante.
Ainda segundo Jean David, a situação o levou a pagar uma porcentagem para encerrar o problema, mas as ameaças continuaram. O jogador afirmou não querer aprofundar mais o tema e evitou citar nomes, dizendo que o assunto está encerrado.
– É uma longa história. Quando eu jogava no Toluca, tive opções para ir para outro clube no México. Mas a diretoria não queria que eu reforçasse outro time no mesmo país, e meu salário era muito alto para uma renovação. Então surgiu a proposta do Vasco. Mas o único obstáculo era que outra pessoa, que não fosse meu agente, precisava me levar até lá. Pediram para eu não me envolver nas negociações por causa da comissão e tudo mais. Eu disse que tudo bem, sem problemas, que conversaria com meu agente, que disse não ter problema nenhum, mas que queria revisar os contratos para garantir que não havia nada suspeito. Fui até lá, disse quanto eu queria ganhar. Até então, tudo estava em ordem. Dois meses depois de chegar ao Rio de Janeiro, essa pessoa que me levou até lá entrou em contato comigo e disse: “Ei, sabe de uma coisa? Agora você tem que pagar uma comissão.” Eu disse: “Comissão por quê? Que história é essa? Como funciona?”.
– Era muito dinheiro. E eu perguntei a ele: “Mas por quê? Onde no contrato está escrito isso?” E ele disse: “É assim que eu trabalho; tem gente que ajudou a fazer isso acontecer, eu tenho que prestar contas a eles.” E eu disse: “Você nunca me disse isso.” Conversei com meu agente, que viajou ao Brasil para resolver a situação. Não quero me alongar mais sobre isso. É um assunto encerrado. O Rio de Janeiro é uma cidade linda, e o Vasco é uma instituição incrível com uma torcida maravilhosa.

Foto: Dikran Sahagian/Vasco.
Procurado, o Vasco se manifestou oficialmente e afirmou ter recebido as acusações “com espanto”. O clube destacou que não há, até o momento, qualquer denúncia formal feita pelo atleta ou por outros profissionais e reforçou que não compactua com práticas ilegais.
De acordo com o comunicado, foi determinada a abertura imediata de uma apuração interna para investigar os fatos com rigor e transparência. O Vasco também ressaltou a existência de canais formais e sigilosos de compliance para o registro desse tipo de situação e afirmou que a pouca utilização do jogador ocorreu exclusivamente por critérios técnicos.
“O Vasco recebeu com espanto, através de matéria veiculada pela imprensa chilena, as acusações do atleta Jean Meneses envolvendo supostas cobranças indevidas, ameaças e condutas irregulares relacionadas à sua contratação, não havendo até o momento qualquer manifestação ou denúncia formal do próprio atleta ou de qualquer outro profissional do clube nesse sentido. O Vasco não compactua com práticas que contrariem a ética e a legalidade e reforça que dispõe de canais formais, seguros e sigilosos de Compliance e integridade, justamente para o registro e a apuração de situações dessa natureza. Tão logo tomou conhecimento das declarações, o clube determinou a imediata abertura de apuração interna para investigar os fatos com rigor e transparência. O Vasco esclarece ainda que o não aproveitamento do atleta ocorreu exclusivamente por critérios técnicos da comissão técnica, sem qualquer relação com questões extracampo. O clube reafirma seu compromisso com a ética, o respeito aos profissionais e a lisura de seus processos.”
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.








































