Portal dos Dragões
·16 de fevereiro de 2025
Jesualdo Ferreira sobre Pinto da Costa: “Marcou a minha vida e marcou a minha carreira também”
![Imagem do artigo:Jesualdo Ferreira sobre Pinto da Costa: “Marcou a minha vida e marcou a minha carreira também”](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fwww.fcporto.ws%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fro7in6nrds3e.jpg)
In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·16 de fevereiro de 2025
Jesualdo Ferreira, em declarações à agência Lusa, expressou: “Marcou a minha vida e a minha carreira. Terei sempre de o ter presente, na minha mente, e expressar a minha gratidão por alguém que foi fundamental na minha evolução como treinador.”
O treinador, de 78 anos, que conquistou o tricampeonato com o FC Porto entre 2006 e 2009, elogiou a qualidade de Pinto da Costa como uma presença excecional.
“No que toca ao plano pessoal, Pinto da Costa foi uma companhia incrível. Era uma pessoa culta, com uma visão clara dos problemas e, acima de tudo, muito humano. Tinha uma extraordinária capacidade de escolher amigos e era fiel a eles,” declarou Jesualdo Ferreira.
Relativamente ao desporto, Jesualdo Ferreira lembrou a evolução do FC Porto sob a liderança de Pinto da Costa.
“Foi um presidente de corpo e alma. Transformou o FC Porto, o clube que sempre amou, de um grande clube, que já era, em uma potência a nível internacional,” sublinhou o treinador.
Jorge Nuno Pinto da Costa, que foi presidente do FC Porto e o dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, faleceu hoje aos 87 anos, em virtude de um cancro.
Pinto da Costa foi diagnosticado com cancro da próstata em setembro de 2021 e o seu estado de saúde agravou-se nas últimas semanas, menos de um ano após a sua derrota nas eleições do clube.
Assumiu o cargo pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias após ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá. O antigo dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto a conquistar 2.591 títulos em 21 modalidades, dos quais 69 no futebol sénior masculino, incluindo sete em competições internacionais.