Território MLS
·11 de junho de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTerritório MLS
·11 de junho de 2022
Atual artilheiro da Major League Soccer, atacante de 21 anos tem atuação histórica; Arriola também deixou sua marca
Nesta sexta-feira (10), os Estados Unidos recebeu a seleção de Granada, no Q2 Stadium, para seu primeiro jogo na CONCACAF Nations League e não decepcionou. Com uma atuação antológica de Jesus Ferreira, autor de quatro gols, a seleção norte-americana goleou por 5 a 0. Companheiro de Ferreira no FC Dallas, Paul Arriola também marcou.
Após o resultado, o USMNT foi para a segunda posição do grupo D com três pontos. Já Granada é o última com apenas um ponto conquistado em três jogos.
O próximo compromisso estadunidense, anunciado para antes da Copa, acontece na próxima terça-feira (14), contra El Salvador, no estádio Cucatlán.
(Reprodução: Twitter/ USMNT)
Em sua última partida atuando em seu território, os Estados Unidos aproveitaram do favoritismo para construir a sua larga vitória. Apesar do placar elástico, somente no final do primeiro tempo, os ianques conseguiram abrir o marcador após perderem diversas oportunidades.
Aos 43’, Weston McKennie lançou para Jesús Ferreira, a defesa do Granada não afastou e entregou de bandeja nos pés de Paul Arriola, que tentou o arremate, mas foi bloqueado. A bola sobrou para Ferreira que chutou cruzado para deixar os norte-americanos na frente.
Antes do encerramento do intervalo, Ferreira quase marcou o segundo, depois de finalizar colocado, porém a bola passou rente à trave de Jason Belfon.
Nos quarenta e cinco minutos finais, um verdadeiro passeio. A seleção de Granada não conseguia oferecer perigo aos EUA, que tinha total liberdade e espaço para ter total controle da partida. Logo aos 47’, Ferreira cabeceou, livre, quase na pequena área e tirou tinta do travessão.
Em mais um lance entre jogadores do FC Dallas, Arriola recebeu passe no meio-campo, disparou para o meio e deu bela enfiada para Ferreira ficar cara a cara com o gol. O atacante de 21 anos tocou na saída do goleiro para ampliar a vantagem, aos 53.
O gol desestabilizou a frágil seleção do país caribenho, que mal conseguia ficar com a posse de bola. Dois minutos depois do segundo gol, em jogada ensaiada, Kelly Acosta bateu o escanteio para Ferreira, que sem marcação, chutou no ângulo de Belfon e fez um hat-trick; seu terceiro gol na noite.
Aos 63’, Luca De La Torre recebeu a bola no meio-campo e teve muito espaço no meio da marcação granadina para dar enfiada para Arriola, dentro da área, marcar o quarto gol dos Estados Unidos.
Após assegurar a vitória, o treinador Greg Berhalter preferiu descansar alguns jogadores e mexeu na equipe. A intensidade da partida diminuiu, mas isso não impediu que os ianques ampliassem o placar.
Aos 78’, o ataque dos EUA pressionou a defesa adversária e Arriola conseguiu interceptar a bola no campo de ataque. O ponta tocou para Brenden Aaronson, que atraiu a marcação e serviu Ferreira, livre, marcar seu quarto gol na noite e o quinto dos mandantes.
O desempenho de Jesús Ferreira entrou para a história dos norte-americanos. Com seus quatro gols, o centroavante igualou as marcas atingidas por Landon Donovan, Joe-Max Moore, Buff Donelli e Archie Stark como maiores goleadores estadunidenses em uma mesma partida.
No total, o filho do MVP da Major League Soccer 2010, David Ferreira, soma sete gols em 12 jogos pela camisa vermelha, branca e azul.
Estados Unidos — 5 Turner; Cannon, Carter-Vickers, Long (Zimmerman), Robinson (Bello); De La Torre (Aaronson), McKennie (Tillman), Acosta; Arriola, Ferreira, Morris (Roldán) Téc.: Greg Berhalter
Granada — 0 Belfon; Paterson, Noel-McLeod (Sterling), Harrack, John-Brown; A. Charles, McQueen (Braveboy), abelhar, Berkeley-Agyepong (Theodore), Frank (Abraham); Noel-Williams (J. Charles)
Téc.: Michael Findlay
Gols: Jesús Ferreira (4x) e Paul Arriola (EUA) Cartão amarelo: Ashley Charles (GRA)
(Capa: Reprodução/ Twitter USMNT)