João Costa, líder pelo exemplo: um talismã na equipa B e uma referência diária no FC Porto | OneFootball

João Costa, líder pelo exemplo: um talismã na equipa B e uma referência diária no FC Porto | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·14 de dezembro de 2025

João Costa, líder pelo exemplo: um talismã na equipa B e uma referência diária no FC Porto

Imagem do artigo:João Costa, líder pelo exemplo: um talismã na equipa B e uma referência diária no FC Porto

João Brandão, treinador da equipa B, conhece o jogador há mais de dez anos e recordou ao plantel o discurso inspirador do guarda-redes na apresentação, quando este sublinhou que era necessário “sentido de responsabilidade para representar o FC Porto” e garantiu que traria “cultura de trabalho, liderança e energia”, sem esquecer a luta para ultrapassar duas lesões graves até atingir o nível actual. Antes da estreia frente ao Marítimo, o técnico pediu a Costa que falasse aos colegas, numa intervenção que reforçou os princípios de comportamento no clube. Em campo, os benefícios são notórios: da qualidade técnica à experiência do número 24, que se traduz numa gestão do jogo mais madura.

O profissionalismo, a dedicação, o portismo e a competitividade do guarda-redes são reconhecidos e amplamente respeitados por todos no clube – desde os mais jovens aos funcionários e colegas da equipa principal -, desenvolvendo-se, nesse contexto, uma relação sólida com os colegas de setor, Cláudio Ramos e Diogo Costa, com quem já partilhou formação. O 99 é o titular e Cláudio Ramos tem sido opção nas competições taça, mas o rendimento de João Costa nos treinos tem sido elevado, como recentemente destacou Francesco Farioli, que também o considera um dos líderes do grupo. Aliás, todos os jogos de João Costa pela equipa B contaram com a presença da equipa técnica principal. Em suma, era exatamente isso que André Villas-Boas e Jorge Costa pretendiam.


Vídeos OneFootball


De Utrecht ao Minho via Chaves

Farioli nunca prescindiu de João Costa nas convocatórias, o que levou o guarda-redes a actuar por gosto. Em novembro esteve envolvido em três partidas no espaço de 72 horas: marcou presença em Utrecht, na Liga Europa, a 6 de novembro (quinta-feira), defendeu a baliza do FC Porto B em Chaves no sábado e foi convocado para o jogo com o Famalicão na I Liga no domingo. Mais recentemente participou no encontro no Estádio do Mar, contribuindo para a vitória por 4-2, e seguiu de imediato para o estágio da equipa principal, antes da deslocação a Tondela.

Saiba mais sobre o veículo