Coluna do Fla
·28 de novembro de 2025
Jogador do Flamengo critica grama sintética antes de final da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·28 de novembro de 2025

A grama sintética de alguns estádios no Brasil protagonizou grande polêmica em 2025. Ao desembarcar no Flamengo, Saúl Ñíguez afirmou, na quinta-feira (27), que se surpreendeu com o uso do material artificial nas arenas, algo que é impensável na Europa.
“Eu não sabia sobre a questão da grama, fiquei muito surpreso ao saber que times como Atlético Mineiro, Palmeiras e Botafogo têm grama artificial”, destacou Saúl em entrevista ao portal Transfermarkt, que acrescentou:
“Estádios com capacidade para 45 mil pessoas com grama artificial na Europa são impensáveis. Além disso, as arbitragens são diferentes e acho que podem melhorar, para que o nível da liga continue crescendo e se torne ainda mais forte”, afirmou o espanhol.
O Flamengo está prestes a enfrentar o Palmeiras pela final da Libertadores neste sábado (29). Contudo, a final ocorre em Lima, no Peru, território neutro com grama natural, que é longe do sintético do Allianz Parque, casa palmeirense.
O Flamengo desaprova o material. Contudo, o Rubro-Negro terá pelo menos cinco jogos no sintético em 2026. Isso porque o Athletico-PR, com a Arena da Baixada, e a Chapecoense, com a Arena Condá, subiram para a Série A do Brasileirão.
Com Saúl à disposição, o Flamengo entra em campo neste sábado (29), contra o Palmeiras, a partir das 18 horas (horário de Brasília), em Lima, pela final da Libertadores. Como de costume, o Coluna do Fla traz todas as informações da decisão.









































