Papo na Colina
·25 de abril de 2025
Jogador do Vasco está na lista de estrelas com mais problemas médicos

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·25 de abril de 2025
Não é só dentro de campo que Philippe Coutinho chama atenção. Segundo um levantamento do Transfermarkt, o meia do Vasco aparece entre os jogadores em atividade com mais partidas perdidas por lesões no futebol mundial. Ao todo, o brasileiro desfalcou seus clubes em 156 jogos ao longo da carreira, número que o coloca entre as principais estrelas com histórico preocupante no departamento médico.
Com passagens por clubes como Liverpool, Barcelona, Bayern de Munique e Aston Villa, Coutinho vive hoje um momento de recuperação física no Vasco. Aos 32 anos e avaliado em 6 milhões de euros, ele enfrenta mais uma sequência de partidas com restrição de minutos em razão do desgaste físico — realidade que reacende o alerta para o alto número de ausências do jogador ao longo dos anos.
Coutinho comemorando gol contra o Fluminense (Foto: Matheus Lima/Vasco)
Gigantes da bola, mas frágeis no físico
A lista divulgada pelo Transfermarkt é liderada por nomes menos conhecidos do grande público, mas traz também astros do futebol mundial. O volante israelense Beram Kayal lidera o ranking com 299 partidas de fora por lesão, seguido por Björn Engels (279) e o brasileiro Ruan Oliveira (268). O lateral Marcos Rojo, o colombiano Falcao García e o inglês Luke Shaw também aparecem entre os mais ausentes.
Outro nome que chama atenção é Neymar, que ocupa a 11ª colocação, com 213 partidas ausente por problemas físicos em sua trajetória por Barcelona, PSG, Al Hilal e Santos. Aos 33 anos, o camisa 10 ainda se recupera de uma lesão na coxa e segue sem previsão de retorno aos gramados.
Grandes estrelas do mundo com mais problemas médicos (Foto: reprodução/transfermarkt)
Coutinho em 2025: talento e cautela
No Vasco, Coutinho é peça-chave na criação de jogadas, mas tem sido monitorado de perto pela comissão técnica de Fábio Carille. O desgaste físico do meia ficou evidente no empate contra o Lanús, pela Sul-Americana, quando ele precisou ser substituído aos 22 minutos do segundo tempo.
A gestão do elenco será essencial para o Cruzmaltino na sequência do Brasileirão, e a presença (ou ausência) de Philippe Coutinho nos próximos jogos — especialmente contra o Cruzeiro, neste domingo — pode ser determinante para o desempenho da equipe fora do Rio.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News